Forte subida do preços em Portugal dos porcos na primeira quinzena de Fevereiro, causada principalmente pelas subidas em Espanha que foi fortemente influenciada pelo desenrolar do mercado Europeu.
A redução da procura de carne alemã devido ao aparecimento de dioxinas naquele País, fez aumentar a procura de carne de porco espanhola e daí o aumento de preço verificado neste País. Por outro lado, a aprovação por parte da Comissão Europeia de uma ajuda ao armazenamento privado de carne de porco com a justificação que os suinicultores estão a vender abaixo do custo de produção, veio de encontro aos inúmeros pedidos feitos pelas organizações suinicultores de vários países.
Esta decisão deu um forte estimulo ao mercado, e apesar de ainda só haver pedidos de apoio ao armazenamento (ainda não começaram a ser abatidos porcos para que a carne seja congelada), o preço sofreu um impulso muito positivo.
A 7 de Fevereiro, apenas uma semana após a abertura do prazo de candidatura, foram apresentados pedidos de ajuda para 66 mil toneladas. Os pedidos das empresas alemãs representam 29% do total (19 mil tons), as de Espanha 23,6% (15 mil tons), a Dinamarca vem em terceiro lugar com 6800 toneladas, depois a Holanda com 3300 tons e a França com 2700 tons.
Após passar a crise das dioxinas na Alemanha, o preço começou a subir fortemente mesmo antes da aprovação da ajuda ao armazenamento privado (subiu na mesma proporção que tinha descido) o que levou a que os preços da Holanda e da Bélgica também subissem fortemente nesta quinzena. A Dinamarca também subiu o seu preço nesta quinzena, mas mais ligeiramente.
A França também teve fortes subidas no preço dos seus porcos.
Na Europa os comentários são unânimes em afirmar que os matadouros conseguem aumentar o preço de venda da carne aos supermercados. Bom sinal! Espero que em Portugal se passe o mesmo.
Os dados Europeus referem que a oferta de porcos é menor por toda a Europa e é indicativo de que o preço dos porcos deverá continuar a subir.
De todas as formas, o preço das matérias-primas não desce o que manterá elevados os preços das rações, não permitindo a descida do custo de produção e este factor é o que mais impacto e influência tem nos resultados económico-financeiros das empresas suinícolas. A subida do preço dos porcos alivia as perdas que têm sido muitas e elevadas nos últimos meses.
Sob o meu ponto de vista, não há problema nenhum que o preço das matérias-primas continue alto desde que os suinicultores consigam vender os seus porcos acima do custo de produção e para isto, terá que contar com o apoio dos matadouros.
O mês de Fevereiro tem sido um bom mÊs no que toca à recuperação da suinicultura. Espero que assim continue.
![](https://www.3tres3.com.pt/3tres3_common/dist_nou/css/images/imb5.png)