O “PigResearh Centre” dinamarquês publicou o relatório anual do ano de 2012. Tal como em outros anos, o relatório resume os principais dados produtivos e económicos do sector suíno na Dinamarca.
Este artigo resume os dados de produtividade das explorações de porcas e estão incluídos os dados de 425.000 porcas (de 664 explorações diferentes). Para os resultados dos leitões e porcos foram usados dados de 574 explorações de transição (9,4 milhões de leitões) e 746 explorações de engorda (4,9 milhões de porcos).
Foram desmamados 28,8 leitões por porca e ano o que significa um incremento de 0,7 leitões/ano comparado com o ano anterior. As explorações de transição produziram uma média de 15.372 leitões anuais; o índice de conversão (IC) foi de 1,95, o ganho médio diário (GMD) de 443 g/d e a mortalidade média foi de 2,9%. As explorações de engorda produziram uma média de 6537 porcos/ano; o IC foi de 2,87, o GMD de 898 g/d e a mortalidade média foi de 3,5% e a percentagem de porcos refugados foi 0,2%.
Top 25%
Quando se comparam os resultados produtivos das melhores explorações com as restantes, pode ver-se que o nível produtivo de 25% das melhores explorações de porcas (31,5 leitões/porca/ano) está entre 4-5 anos adiantado do resto das explorações.
Nas explorações de transição e engorda o resultado é ainda mais destacado já que as melhores 25% explorações levam 10 anos de vantagem quanto a níveis produtivos para o resto das explorações incluídas na análise.
No gráfico seguinte pode ver-se resumida a evolução nos leitões nascidos vivos por parto e desmamados por porca e ano dos últimos 40 anos. Nele estão destacados 4 dos pontos chave no desenvolvimento produtivo das explorações dinamarquesas.
- Baixar a idade do desmame de 7,5 para 4 semanas;
- Porcas Landrace substituídas por porcas LargeWhite;
- Selecção por tamanho da ninhada;
- Foco no parâmetro LP5: leitões vivos aos 5 dias de vida.
Gráfico 1: desenvolvimento do nível produtivo das explorações dinamarquesas nos últimos 40 anos.
Estes resultados demonstram que um esforço continuado continua a ser justificado sobretudo para melhorar a produção das exploração com média produção.
Annual Report 2012. Pig Research Centre, Danish Agriculture & Food Council. Dinamarca
www.pigresearchcentre.dk