1 de Julho de 2011
Manutenção do preço dos porcos em Portugal na segunda quinzena de Junho.
A Espanha também manteve o seu preço nesta quinzena.
O norte da Europa também manteve o preço.
A saída da carne do armazenamento privado para o consumo está a afectar o mercado. Normalmente, em Junho os porcos costumam subir em Portugal e Espanha. Este ano não foi assim. A carne da stockahem privada está a ocupar o mercado da carne fresca e com alguma dificuldade económica dos consumidores, o consumo não "dispara".
De qualquer maneira, o peso dos porcos continua a descer, o que pode significar uma de duas coisas: ou o calor que já se faz sentir levou a um atraso de crescimento dos porcos ou os suinicultores, para fazer face a problemas de tesouraria das suas empresas, têm antecipado a saída dos seus porcos para abate. Provavelmente as duas justificações são válidas.
Apesar de alguma, ainda que ligeira, descida de preço dos cereais este ainda continua elevado. Os custos de produção não descem e os suinicultores continuam numa situação muito complicada.
É urgente que o preços dos porcos suba sob pena de que haja maior dependência externa no abastecimento de porcos ao nosso País, pois os produtores não conseguirão aguentar muito mais tempo esta situação.
Julho é um mês de subida forte do preço dos porcos nos Países do Sul da Europa, como Portugal. Esperemos que este ano não fuja à regra, apesar de Junho ter sido um mês muito pior que o normal de anos anteriores.
Carne da stockagem privada estagna preços do porco
A entrada no mercado da carne da stockagem privada não permitiu que o preço dos porcos subisse em Junho, o que é habitual nos anos anteriores.
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista