4

Castração Cirurgica sem Anestesia

17 comentários

Aproximadamente, 80% dos 120 milhões de porcos machos que se abatem na União Europeia todos os anos são castrados (EFSA, 2004). O motivo principal é evitar o odor sexual.


Aproximadamente, 80% dos 120 milhões de porcos machos que se abatem na União Europeia todos os anos são castrados (EFSA, 2004). O motivo principal é evitar o odor sexual, presente na carne de alguns machos inteiros quando chegam à puberdade. O olor sexual é um defeito sensorial (de odor e gosto) da carne, que é entendida como desagradável pelo consumidor durante o seu cozinhado ou ingestão (Font i Furnols et al., 2001). As principais moléculas responsáveis por este defeito são a androstenona e o escatol. A androstenona é um esteróide anabolizante que se produz nas células de Leydig do testículo em resposta à estimulação feita pela hormona luteinizante (LH). O escatol é um metabolito da degradação anaeróbica do triptófano que se produz no colón distal. Geralmente, a quantidade de escatol é inferior em fêmeas e machos castrados do que em machos inteiros. Isto é devido a que as hormonas sexuais dos machos inteiros inibem o sistema enzimático responsável pela degradação e eliminação do escatol no fígado.

Actualmente, a castração realiza-se cirurgicamente, sem anestesia e durante a primeira semana de vida do animal. Este procedimento implica a sujeição e imobilização do leitão, a incisão do escroto com um bisturí, a exposição do testículo e o seccionamento ou arrancamento do cordão espermático (Figura 1). Apesar de que é um procedimento rápido (menos de 30 s), induz no leitão uma série de alterações fisiológicas e comportamentais claramente indicativos de dor e stress (Prunier et al., 2006).

Figura 1: Castração cirúrgica. EFSA (2004).

No suíno, as vocalizações de alta frequência (>1000 Hz) associam-se com a dor. Taylor et al. (2001) compararam o número deste tipo de vocalizações emitidas por leitões de 3, 10 e 17 dias de idade submetidos a uma castração cirúrgica ou a uma castração fingida (sujeição e imobilização, mas sem ser castrados). Os animais castrados mostraram um maior número de vocalizações que os não castrados, e portanto, uma maior dor (Figura 2). Por sua vez, o número de vocalizações foi superior em leitões de 10 e 17 dias que em leitões de 3 dias, mas tanto durante o processo de castração como de castração fingida. Estes dados sugerem que a castração cirúrgica sem anestesia é dolorosa em qualquer idade, e que o maior número de vocalizações em animais maiores de uma semana é consequência do aumento da capacidade de vocalização e não de uma maior sensibilidade à dor, como se tinha sugerido no passado. Após a castração, as hormonas ACTH e cortisol, que são indicadoras de stress, aumentam 40 e 3 vezes respectivamente acima da sua concentração basal (Prunier et al., 2005). Esta alteração fisiológica é também indicativa de dor e stress. De todo o processo, a parte mais dolorosa é a exposição dos testículos e o corte do cordão espermático.

Figura 2. Efeito da castração sobre o número de vocalizações emitidas em leitões durante a operação.
(Adaptado de Marx et al., 2003)

A dor pós-cirúrgica pode prolongar-se durante 5 dias. Durante este tempo, os leitões castrados apresentam sinais de dor na zona afectada, permanecendo menos tempo activos. Igualmente, diminuem os comportamentos de brincadeira e de actividade na glândula mamária, quer seja mamando ou massajando para a seguinte ingesta de leite. A castração cirúrgica sem anestesia também tem efeitos negativos sobre o crescimento do animal, o sistema imunitário e a saúde (EFSA, 2004).

Devido a que a castração cirúrgica sem anestesia provoca dor e tem efeitos negativos sobre o crescimento e a saúde dos porcos, alguns países Europeus já adoptaram medidas para proibir esta prática. A Noruega proibiu a castração de leitões a partir de 2009, e desde 2002, é obrigatório o uso de anestesia e analgesia durante a castração. A Suiça também proibiu a castração cirúrgica sem anestesia a partir de 2009. A União Europeia está à procura de alternativas à castração sem anestesia que eliminem o odor sexual sem provocar sofrimento no animal.

Antonio Velarde (1) e Xavier Manteca (2) - (1) Grupo de Bem-estar Animal, IRTA-Monells (2) Facultad de Veterinaria, UAB

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
28-Mai-2013RobertoRobertoBoa noite gostaria de uma informacao
sobre esta vacina se funcciona e nonde
conpro.obrigado
08-Nov-2013AvelinoAvelinoBoa noite.Gostava saber se já sabe algo acerca da vacina e onde se pode comprar,pois queria capar um porco e queria experimentar.Desde já aqui lhe deixo o meu muito obrigado.
18-Abr-2014Gener da Silva CruzGener da Silva CruzBem explicativa a orientação, porém gostaria de saber qual o procedimento para a castração de um porco com uns 150 quilos. Obrigado.
09-Mai-2017basilio dos santosbasilio dos santosboa tarde gostaria de saber periodo de castraçao de porco com um media de 100kl para corte muito obrigado
05-Jun-2014suelisueligostei muito de todas explicações pois sou nova no assunto mas já capei um porquinho de uns quinze quilos..
07-Jul-2014elaine peixoto meloelaine peixoto melogostaria de saber sobre a vacina na qual se aprica na porca para capa la.. qual o nome e depois de quanto tempo de aprica la pode mata la, enfim gostaria de saber sobre os procedimentos! desde ja agradeço!
16-Jul-2015wanderwanderBom dia. Vi uma indagação sobre castração de suino com 150 kilos, o uqe tambem é meu caso, mas não vi respost. Também indagações sobre a tal vacina que substitui a castração. Ha respostas para isso? Grato.
26-Ago-2015ariovaldo avendanho de souzaariovaldo avendanho de souzabôa noite, gostaria de obter informaçoes sobre o castramento de suinos ja adultos com mais de 100kilos,,,se a anestesias,, e sobre as vacinas que eliminam o procedimento de castra~çaõ,,,,em leitoes,,,obrigado,,até
09-Set-2015nilson moreiranilson moreiratambem gostaria de saber se tem alguma anestezia para aplica em porco com mais de 100 kilos
09-Set-2015nilsonnilsongostaria de saber o melhor procedimento para castra porco com mais de 100 kilos e se tem alguma anestesia
16-Set-2015Zânder AzevedoZânder AzevedoBom dia, segui um link sobre a vacina para imunocastração em suínos: http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/pfizer-lanca-vacina-para-castracao-imunologica-de-suinos/20070619084007_27609
15-Mar-2017amarildoamarildocom quantos dias da castraçao de um porco a carne pode ser conssumida?
17-Abr-2017Junior Junior Qual o tempo? Após a castração de barrão adulto. A carne estará pronta para consumo?
23-Mai-2017Carlos RoccaCarlos RoccaBoa noite eu tenho um porco de 1 ano e meio vou capa quanto tempo eu vou ter que esperar para poder marta
18-Set-2020 brunoandrematia60 dias
22-Abr-2020 wgsantos31Despois de castrado ,qual o tempo que temho que esperar pra abater o porco ??
22-Abr-2020 wgsantos31Despois de castrado ,qual o tempo que temho que esperar pra abater o porco ??
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista