X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Com poucos porcos no mercado o preço devia ter subido. Crise a quanto obrigas!

Passaram mais 15 dias sem que tivesse havido alteração do preço dos porcos em Portugal

16 de Julho de 2012

Passaram mais 15 dias sem que tivesse havido alteração do preço dos porcos em Portugal. Numa altura do ano em que normalmente acontecem as maiores subidas 2012 é uma excepção apesar da escassez de animais para abate. Há desequilíbrio entre oferta e procura de porcos e o normal seria a subida do preço ao produtor mas a indústria continua a não conseguir fazer repercutir no preço da carne uma eventual subida do preço dos porcos. Crise a quanto obrigas!

De todas as maneiras, este é o preço mais elevado dos últimos 15 anos, exceptuando os anos em que existiram problemas sanitários que afectaram o mercado de uma forma positiva (Peste, vacas loucas). Este é um facto importante para os suinicultores se bem que o preço elevadíssimo da ração não permita ter grandes margens de lucro para recuperar as perdas de anos anteriores e enfrentar os investimentos necessários para adequar as explorações às normas de bem-estar animal que entram em vigor daqui a 5 meses e meio.

Em Espanha, as informações de mercado dão-nos conta de pesos muito baixos e que com este desequilíbrio deveria haver subida de preço. Finalmente não foi isso que se passou.

Entretanto, dados publicados pelo Ministério da Agricultura espanhol e publicados por Mercolérida dão conta que o volume de abates em Espanha subiu 5,7% no primeiro quadrimestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. Segundo o mesmo relatório, o consumo interno manteve-se em Espanha o que leva a concluír que as exportações espanholas aumentaram neste mesmo período.

Por outro lado, o Governo espanhol anunciou medidas de austeridade para o País vizinho. Subida do IVA em alguns produtos alimentares que têm como base a carne de porco, subida do IVA noutros bens de consumo que passam de taxas de IVA reduzidas para a taxa máxima, supressão do subsídio de Natal dos funcionários públicos em 2012, etc. Medidas iguais às que aconteceram em Portugal, austeridade igual deverá ter consequências iguais. Que implicações terá no mercado espanhol e, fundamentalmente, no mercado Europeu é coisa que teremos que esperar para ver. Boas não serão, concerteza.

O mercado alemão baixou 3 cêntimos já que os matadouros têm oferta de porcos um pouco superior às suas necessidades daí que tenham tentado forçar um pouco a descida de cotação o tendo conseguido.

Esta descida alemã levou à descida dos mercados dos seus Países vizinhos. Holanda -3 cêntimos e Bélgica -1 cêntimos que têm os seus mercados bem equilibrados entre a oferta e a procura de porcos para abate.

A Dinamarca, que manteve o seu preço, continua com as vendas de carne equilibradas para a Europa e para Países Terceiros. Ainda para todos os restantes Países Europeus.

A França começou a quinzena por descer o mesmo que tinha subido na anteriore, ou seja, 5,2 cêntimos. Entretanto na segunda semana da quinzena o mercado francês corrigiu com uma subida de 2,8 cêntimos. Assim, no total da quinzena o preço reduziu-se 2,4 cêntimos mas com o dado positivo que o preço subiu no fim da quinzena.

Apesar das cotações elevadas na Europa, o preço das matérias-primas (principalmente da soja) tem levado a um grande aumento dos custos de produção e a que a margem dos suinicultores continue a ser "estreita".

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista