Comentário 1 de Agosto de 2009
Com efeito, Portugal tem um grande défice de porcos de produção Nacional e por isso os procura, cada vez em maior número, na nossa vizinha Espanha.
Apesar desta forte procura de porcos por parte das indústrias portuguesas, os porcos em Espanha mantiveram o seu preço na 2ª quinzena de Julho devido às descidas de preço da Alemanha que levou, por arrastamento, a descidas de preço na Holanda e na Bélgica o que provocou alguns desiquilibrios no mercado da U.E.
Cada um dos anteriores países, com medo de perderem mercado no mercado dos Países do Leste e nos Países Terceiros, iam respondendo uns aos outros com descidas no seu preço. No final do mês o mercado voltou a estabilizar e Alemanha acabou por voltar a subir o preço dos seus porcos.
A França é um caso especial. Quase que anda sempre em contra-ciclo e este facto voltou a verificar-se esta quinzena. Fortes descidas, mercado com feriados, porcos com pesos baixos e preços a descer(!). De qualquer forma, este comportamento errático francês não teve grande influência na determinação do preço nos outros mercados Europeus.
Entramos no mês de Agosto com o mercado a pedir porcos, o que é um bom sinal para a Fileira (produtores e industriais de abate), mas creio que dificlmente haverá condições para que haja subidas de preço aos produtores.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista