X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 1 de Março de 2010

1 de Março de 2010 Na segunda quinzena de Fevereiro houve uma forte subida do preço dos porcos em Portugal, que confirma as subidas iniciadas nas semanas anteriores. Há mais procura de porcos do que há oferta, e daí a subida do preço ao produtor. De qualquer forma, a indústria continua a queix
Na segunda quinzena de Fevereiro houve uma forte subida do preço dos porcos em Portugal, que confirma as subidas iniciadas nas semanas anteriores. Há mais procura de porcos do que há oferta, e daí a subida do preço ao produtor.

De qualquer forma, a indústria continua a queixar-se que não consegue fazer subir o preço da carne e que lhe provoca "estrangulamentos" de tesouraria e de rentabilidade.

Na grande maioria dos Países de Europa os mercados tiveram o mesmo comportamentos de subida de preço: Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda e França, se bem que apenas a Espanha e a França tenham subido os seus preços das duas semanas desta quinzena, enquanto que devido ao Carnaval, os preços mantiveram-se na última semana do mês na Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca.

Em Espanha, a oferta é inforerior à procura e os dados que nos chegam referem que há menos disponibilidade de porcos que em anos anteriores por esta altura.

As informações que nos chegam do Norte e Centro da Europa é que o preço dos porcos sobe mas o preço da carne não. Portanto, há mais procura de porcos do que oferta e menos procura de carne do que a oferta da mesma.

Como pode ser isto? Será que a indústria abate mais porcos do que aqueles que necessita? Será que o consumidor europeu não tem poder de compra para comprar mais carne e esta é colocada nas prateleiras so supermertcado e fica por vender, mesmo a preço baixo?

Creio que serão questões que as próximas semanas nos irão ajudar a responder.

Por outro lado, há um factor importante a ter em conta no Comércio Externo Europeu, é que o Euro começou a desvalorizar face ao Dólar americano o que permite um aumento das exportações da U.E. para Países Terceiros e um consequente alívio do mercado interno.

Estamos na Quaresma, e todos os anos o mercado da carne se vÊ afectado. Aguardamos com expectativa para ver o que nos reserva este ano as semanas da Quaresma e que efeito poderão ter nos preços.

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista