Comentário 1 de Março de 2010
De qualquer forma, a indústria continua a queixar-se que não consegue fazer subir o preço da carne e que lhe provoca "estrangulamentos" de tesouraria e de rentabilidade.
Na grande maioria dos Países de Europa os mercados tiveram o mesmo comportamentos de subida de preço: Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda e França, se bem que apenas a Espanha e a França tenham subido os seus preços das duas semanas desta quinzena, enquanto que devido ao Carnaval, os preços mantiveram-se na última semana do mês na Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca.
Em Espanha, a oferta é inforerior à procura e os dados que nos chegam referem que há menos disponibilidade de porcos que em anos anteriores por esta altura.
As informações que nos chegam do Norte e Centro da Europa é que o preço dos porcos sobe mas o preço da carne não. Portanto, há mais procura de porcos do que oferta e menos procura de carne do que a oferta da mesma.
Como pode ser isto? Será que a indústria abate mais porcos do que aqueles que necessita? Será que o consumidor europeu não tem poder de compra para comprar mais carne e esta é colocada nas prateleiras so supermertcado e fica por vender, mesmo a preço baixo?
Creio que serão questões que as próximas semanas nos irão ajudar a responder.
Por outro lado, há um factor importante a ter em conta no Comércio Externo Europeu, é que o Euro começou a desvalorizar face ao Dólar americano o que permite um aumento das exportações da U.E. para Países Terceiros e um consequente alívio do mercado interno.
Estamos na Quaresma, e todos os anos o mercado da carne se vÊ afectado. Aguardamos com expectativa para ver o que nos reserva este ano as semanas da Quaresma e que efeito poderão ter nos preços.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista