Comentário 14 de Fevereiro de 2007
Os restantes mercados europeus tiveram comportamentos idênticos.
Com efeito, o preço dos porcos subiu na Alemanha,em Espanha, na Holanda e na Bélgica, tendo-se mantido em França e na Dinamarca. A França manteve o preço dos porcos durante 7 sessões de mercado consecutivas, coisa rara naquele mercado mas que se deve aos ajustamentos que estão a ser feitos nos pesos dos porcos devido à alteração do esquema de pagamento dos porcos e das suas consequêntes bonificações e penalizações na grelha de pesos.
Este comportamento altista do mercado Nacional e Europeu permite aliviar um pouco a pressão sobre o custo de produção. Com efeito, a subida do preço da ração, fruto da subida brutal do preço das matérias primas (biocombustíveis em voga na Europa e nos Estados Unidos que levam a que as matérias primas, principalmente o milho, seja canalizado para esta produção) levam a uma aumento enorme dos custos de produção. A subida do preço dos porcos permite "amortecer" este aumento de custo.
Espera-se, portanto, que o preço dos porcos possa manter a tendência de subida durante o que resta do mês de Fevereiro, já que também nos aproximamos do Carnaval, época em que tradicionalmente o consumo de carne de porco aumenta.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico