Comentário 14 de Maio de 2010
A Espanha teve comportamento idêntico, uma menor oferta de porcos levou à subida do preço que foi idêntica à subida ocorrida em Portugal.
Os restantes países Europeus tiveram comportamentos díspares, sendo que a subida mais acentuada aconteceu na Dinamarca. A Alemanha, a Holanda e a Bélgica subiram mais ligeiramente. A França teve um comportamento antagónico, tendo sido o único País que apresentou uma descida de preço neste quinzena, fruto do feriado de 5ª Feira da Ascensão que leva a uma redução dos abates e a um excedente pontual de porcos. Este comportamento de descida francês contraria as situação das semanas anteriores em que aconteceram subidas máximas previstas na Bolsa.
Os países do Sul, principalmente Portugal e Espanha esperam a continuação da subida do preço, que poderá ser mais moderadas nas próximas semanas.
Se por um lado, com a crise económica e a desvalorização do Euro face ao dólar, tem havido um aumento das exportações europeias de carne de porco para países Terceiros o que permite que o mercado interno melhore por outro lado, aumentam as matérias primas com o consequente aumento do preços das rações.
Espera-se que as próximas semanas possam clarificar melhor o mercado.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista