Comentário 15 de Abril de 2008
Contrariamente aquilo que se esperava após a Páscoa, o preço começou a sofrer pressões baixistas, fruto de uma estagnação das vendas de carne, pois o peso dos porcos encontra-se a níveis correctos.
Em Espanha, o preço teve desceu muito ligeiramente, mas no resto da Europa, principalmente a Alemanha e a França, verificaram-se grandes descidas de preço (na ordem dos 6-8 cêntimos).
O mercado europeu continua muito "afogado" devido às dificuldades nas exportações para Países Terceiros. Há carne em excesso que não sai.
Mesmo com as restituições à exportação para Países Terceiros em "velocidade de cruzeiro" continua a haver dificuldade na saída da carne já que o dólar se mantém bastante desvalorizado face ao euro. Neste momento, os Estados Unidos e o Brasil levam a dianteira na colocação de carne nos habituais mercados que são clientes da U.E. Os EUA aumentaram 287% as suas vendas para a China nos últimos 2 meses e 164% para a Rússia. Em Janeiro/Fevereiro as exportações totais de carne de porco dos Estados Unidos aumentaram 41%, o que representa o equivalente a 20% da produção Norte-Americana
Entretanto, chegam rumores de Bruxelas de que a Comissão Europeia pretende terminar ou suspender as restituições à exportação para Países Terceiros. Para que se veja a importância que esta ajuda está a ter no mercado, em 31 de Março estavam pedidos e aceites certificado de exportação para 221 mil toneladas, das quais a Dinamarca tinha pedido 50 mil ton., Alemanha 33 mil ton., Holanda 31,5 mil ton., França 30,2 mil ton., Polónia 20 mil ton.
que nos reserva o mercado para as próximas semanas? O preço de Abril é sempre muito importante como informação referente ao possível preço que os porcos poderão atingir no Verão. Com um começo destes, que se poderá passar? Para saber o futuro será melhor ir à bruxa.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista