Comentário 15 de Abril de 2009
Mesmo tendo em consideração a redução de abates devido aos feriados da Páscoa e ao menor consumo da época, não há sintoma de haver porcos pesados no nosso País.
A Espanha também houve uma manutenção do preços, e tal como em Portugal, o preço mantém há um mês consecutivo. Também não há informações de porcos atrasados nas explorações, nem porcos com peso a mais.
Em França também houve alguma estabilização dos preços, mas também houve "convulsões" no MPB tendo havido mesmo uma sessão antes da Páscoa em que os produtores retiraram do leilão cerca de 30000 porcos, como forma de segurar o preço. Estes porcos foram todos apresentados para venda a sessão seguinte da Bolsa, tendo sido todos vendidos e sem ter havido qualquer alteração de preço, sendo este um sinal positivo para o mercado francês, pois pode-se inferir que não existem porcos a mais naquela País.
Nos restantes países da Europa do Norte (Alemanha, Dinamarca, Holanda e Bélgica) o preços continuaram a subir de uma forma mais acentuada que na quinzena anterior, fruto de um melhor consumo interno e de uma maior procura de carne por parte de Países do Leste e de Países Terceiros.
As subidas dos mercados no Norte da Europa são importantes na consolidação dos preços europeus a pagar aos suinicultores.
Até passar a Páscoa o mercado Europeu deverá manter-se estável e sem que haja grandes oscilações de preço.
Esta segunda quinzena de Abril será importante tendo em vista o preço dos porcos para os meses de Verão. Um Abril bom é sinal de preços a subir.
Veremos se assim é.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista