Comentário 15 de Agosto de 2004
Apesar da oferta continuar a ser fraca, o peso dos porcos começou a subir e as vendas continuam a ser fraquíssimas. O Verão deste ano, bem menos quente que o do ano passado, tem permitido que os porcos cresçam bem e que não haja acumulação de oferta para o mês de Setembro.
Por outro lado, as últimas estatísticas fornecidas pela Comissão Europeia apontam para novos aumentos de efectivos na Espanha e Dinamarca. Será que nesses países a crise não os afecta?
No Centro e Norte Europa, o mercado manteve-se estável com manutenções de preço e algumas subidas, principalmente na Alemanha e Holanda.
Este facto demonstra que o mercado europeu neste Verão de 2004 "anda ao contrário". O normal nos anos anteriores é que no Verão o preço dos porcos desça no Centro-Norte da Europa e suba no Sul. Este ano estamos a assistir a uma situação contrária ao habitual.
Entrámos na segunda quinzena de Agosto, que nos últimos anos é quando o preço dos porcos começa a descer, e aproxima-se a "passos largos" o mês de Setembro, este sim, o mês das grandes descidas de preço..
. Como se irá comportar o mercado na segunda quinzena de Agosto? Este comportamente poderá ser um indicador para o que se irá passar em Setembro.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista