Comentário 15 de Julho de 2008
Apesar da estagnação nas vendas, os porcos continuam com pouco peso, sinal de que há menor oferta e de que o calor chegou e foi factor para uma redução dos crescimentos dos porcos, que já são habituais nesta época do ano.
Por outro lado, a Espanha tem tido uma oferta elevada de porcos, fruto, ainda, da paralização dos transportadores. O mercado espanhol e europeu não conseguiu absorver os atrasos espanhóis e este país não conseguiu fazer subir o preço na primeira quinzena de Julho. Onde andam os turistas?
Creio que esta é uma boa pergunta. A crise económica que afecta a Europa terá levado a que os europeus do Norte, que habitualmente costumam passar férias noa países so Sul, tenham ficado em suas casas? Talvez!
Na realizade, e contrariamente aquilo que é habitual nesta altura do ano, o preço dos porcos nos Países do Centro-Norte da Europa (Alemanha, França, Holanda e Bélgica) subiu, e bem. Menor oferta, manutenção dos consumos e os mercados do Leste da Europa têm comprado muitos produtos à Alemanha e à Holanda. Este é um factor positivo para os seus mercados, e quiçá para o restante mercado europeu, já que a Alemanha é a "locomotiva" da Europa quando se trata de influenciar os preços.
No inicio da segunda quinzena de Julho, o mercado dá indícios de querer subir o preço dos porcos. Menor oferta sazonal, porcos mais leves devido ao calor, mais consumidores no Sul da Europa. Veremos que assim é e se os Europeus do Norte se deslocam para o Sul.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista