Comentário 15 de Julho de 2010
Na Europa, a Espanha desceu 1 cêntimo para se poder ajustar ligeiramente ao que aconteceu, principalmente, no mercado alemão.
Na realidade, a Alemanha desceu ligeiramente o preço dos porcos nesta quinzena, (3 cêntimos), mas este facto já é habitual nesta altura do ano naquele país. De qualquer forma, a descida alemã arrastou os preços holandês e belga no mesmo valor, e levou a que a França e a Dinamarca também descessem os seus preços ligeiramente.
A situação anterior é normal e natural (descida dos preços nos Países do Norte da Europa nesta altura do ano), mas a descida alemã foi demasiadamente forte o que pdoerá trazer repercussões no restos dos Países Europeus.
Os meses de Julho e Agosto são meses de consumos mais fortes de carne de porco nos países do Sul da Europa, principalmente devido à onde de turistas que todos os anos chegam a estas paregens. Este ano, que é ano de crise, não se sabe o que se poderá passar e em que medida a crise poderá afectar o movimento turista para Portugal e Espanha.
Estamos em altura para que o preço dos porcos em Portugal e em Espanha continue a subir mais um pouco, tal como é hábito em anos anteriores, mas da maneira como o mercado vai, não sei mesmo se haverá condições para isso.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista