Comentário 15 de Maio de 2007
Os restantes mercados europeus tiveram um comportamento idêntico, apesar do feriado de 1 de Maio, o que demonstra que não há atrasos na saída de porcos e que os suinicultores europeus conseguiram antecipar as saídas de porcos para evitar os aumentos de peso devido à redução dos abates devidos aos feriados.
Em França, o mês de Maio é bastante complicado devido a haver um feriado todas as semanas, mas como se referiu acima, a antecipação das saídas de porcos evitou que haja porcos atrasados e com peso a mais.
Na Alemanha, e fruto das boas temperaturas, tem aumentado os consumos devido aos churrascos. Portanto, apesar dos feriados, não houve atrasos na saída dos porcos e daí uma manutenção de preço. O mesmo comportamento tiveram os mercados holandês, espanhol, belga e dinamarquês.
Aproxima-se o período do ano em que os porcos terão forçosamente que iniciar a sua subida de preço. O mercado tem estado demasiado estagnado o que não tem permitido a subida do preço dos porcos. No entanto, o preço das matérias primas continua a subir, o que leva a um aumento muito importante dos custos de produção.
As próximas semanas serão decisivas no que diz respeito ao potencial preço máximo que os porcos poderão atingir no Verão. Veremos que nos reserva o mercado.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista