Comentário 15 de Maio de 2009
As ofertas de porcos têm-se reduzido e consequentemente, há uma redução dos pesos de abate.
Em todo o caso, nesta quinzena tivemos o pico da crise da Gripe A, e dado que todas as autoridades Nacionais e Mundiais foram dando informações que a produção de porcos e o consumo da sua carne não traria quaisquer tipo de problemas para a saúde humana, este facto acabou por não ter muita influência no consumo de carne de porco em Portugal.
A Espanha, devido à proibição imposta pela Rússia na aquisição de porcos e seus produtos provenientes deste país, baixou 3 cêntimos o seu preço nesta quinzena. Em todo o caso, o Governo Espanhol já conseguiu ultrapassar este problema com as Autoridades russas e o envio de carne suína de Espanha para a Rússia será retomado em breve.
Nos restantes países da Europa, com excepção da Dinamarca, todos os países desceram o seu preço devido à crise da Gripe A em cerca de 3-4 cêntimos de euro.
Neste momentos os mercados voltam a ganhar confiança e prevê-se que os preços voltem a subir, já que o nível de oferta de porcos em toda a Europa é baixo.
Passada, por agora, a crise da Gripe A no que diz respeito ao consumo de carne de porco, será que também começará a passar a crise dos suinicultores, já que estamos na época em que sazonalmente há subidas fortes no preço dos porcos?
Esperemos pelas próximas semanas.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista