Comentário 15 de Março de 2010
De qualquer forma, surgem alguma informações que nos dão conta do envio de porcos portugueses para Espanha, mais concretamente para Sevilha, a preços mais baixos do que são pagos os porcos espanhóis naquela zona.
Houve comportamentos diferentes nos restantes Países da Europa. Houve forte descidas de preço na Alemanha, Bélgica, Holanda e França. A Espanha e a Dinamarca mantiveram o seus preços. De qualquer forma, toda a indústria Europeia é unânime em afirmar que a não consegue fazer subri o preço da carne na mesma proporção que subiu o preço dos porcos. Juntando a isto uma redução de consumo nos países do Norte da Europa pelo período do Carnaval, temos a justificação para as descidas de preço existentes.
Em Espanha, houve dificuldades na circulação de animais devido aos fortes nevões da Catalunha, que trouxeram uma dificuldade acrescida ao mercado. Não sairam animais para abate que terão que saír nas próximas semanas. De que forma este dado afectará o mercado é uma incógnita. Teremos que aguardar para ver as suas consequências.
Devido à desvalorização do Euro face ao Dólar americano tem havido um aumento das exportações da U.E. para Países Terceiros e um consequente alívio do mercado interno.
Estamos na Quaresma que é sempre um período de menor consumo de carne de porco em toda a Europa. Que efeito poderá ter nos preços?
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista