Comentário 15 de Outubro de 2004
A oferta de porcos aumentou e os consumos são fracos. Outubro é sempre um mês onde se verificam, descidas acentuadas do preço dos porcos nos mais diferentes mercados, e este ano não fugiu à regra.
No Centro e Norte Europa, o preço dos porcos também desceu acentuadamente, principalmente na Alemanha e na Holanda. A descida dos preços na Alemanha, devido à dificuldade em exportar carne para os Países de Leste, acabou por "empurrar" para baixo os preços de todos os países da Europa.
A Alemanha, que estava a colocar bastante carne nos Países de Leste e que por este motivo comprava muitos porcos para abater no seu territórios à Holanda e à Bélgica, viu-se confrontada com a concorrência destes últimos na colocação de carne a mais baixo preço no Leste. Desta forma começou a vender menos e viu-se na necessidade de reduzir abates. Daí a descida dos preço.
Devido à descida na Alemanha, a Espanha viu-se forçada a descer o preço dos porcos para não perder mercado na Europa e daí as consequentes descidas em Portugal.
Os indicadores de Mercado apontam para que a segunda quinzena de Outubro continue a ser complicada em toda a U.E..
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista