X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 15 de Outubro de 2009

15 de Outubro de 2009 Na primeira quinzena de Outubro continuaram as fortes descidas do preço dos porcos em Portugal. O acumulado desta quinzena foi, novamente, de 9 cêntimos de euro, que juntando às descidas que começaram no início do mês de Agosto, temos um total cerca de 40 cêntimos de euro
Na primeira quinzena de Outubro continuaram as fortes descidas do preço dos porcos em Portugal. O acumulado desta quinzena foi, novamente, de 9 cêntimos de euro, que juntando às descidas que começaram no início do mês de Agosto, temos um total cerca de 40 cêntimos de euro.

Os mercados da Europa tiveram quase todos o mesmo comportamento de descida.

Esta turbulêcia e dificuldade do mercado suíno da Europa tem que ver com a dificuldade que há para exportar carne de porco para os mercados de Países Terceiros, onde o Brasil e os Estados Unidos, fruto de preços mais baixos e de moedas fracas face ao Euro (neste momento o euro vale 1,49 dólares), têm mais facilidade em vender carne de porco e seus produtos. Assim, a U.E. tem excedente de produção que não consegue escoar e este excesso tem que ser consumido no mercado da U.E. Como é natural, quando a oferta é maior que a procura, o preço baixa.

Para quando a tomada de decisão da Comissão Europeia em implementar as restituições à exportação para Países Terceiros?

Este tipo de ajuda poderia facilitar a exportação, já que permitiria que os preços ded venda da U.E. para os marcados de exportação, fossem mais competitivos. A não serem aplicadas restituições à exportação, dificilmente o mercado interno se reequilibra tão depressa.

Afinal o mês de Outubro não tem sido de estabilização e transição para o resto do ano, mas sim de descida. Com tanta incerteza e algum excesso de oferta nos mercados europeus e pelas deficuldades de escoamento de carne para Países Terceiros, e também pelas notícias que nos vão chegando da Europa, é possível que os preços continuem a caír. Até quando?

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista