Comentário 15 de Setembro de 2009
Os mercados da Europa tiveram quase todos o mesmo comportamento de descida. Com excepção da Dinamarca, que manteve o seu preço, a Espanha, a Alemanha, a Holanda, a Bélgica e a França também apresentaram descidas no preço dos seus porcos, que rondaram os 5-6 cêntimos neste período.
A Europa tenta tornar o seu preço competitivo para os mercados de Países Terceiros, onde o Brasil e os Estados Unidos, fruto de preços mais baixos e de moedas fracas face ao Euro, têm mais facilidade em vender carne de porco e seus produtos.
Com efeito, já por várias vezes foi pedida à Comissão Europeia a implementação de Restituições à Exportação para Países Terceiros como forma de tornar mais competitiva a carne de porco comunitária nos mercados exteriores. Na passada semana, em reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da U.E. o assunto foi discutido e novamente rejeitado em votação. Ou seja, a Europa continua sem restituições à exportação e os preços dos porcos aos produtores irão continuar a baixar.
O inicio do mês de Setembro, tem sido o normal. Preço dos porcos a baixar, pesos a subir e maior dificuldade em escoar carne. Todos os anos é assim, e 2009 não está a fugir à regra. Veremos quantos cêntimos ainda descerão mais os porcos.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista