X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 15 de Setembro de 2010

15 de Setembro de 2010 Forte descida dos porcos em Portugal na 1ª quinzena de Setembro. A descida acumulada nesta quinzena foi na ordem dos 10 cêntimos. Apesar das informações que nos chegam darem conta de haver porcos bastante leves no mercado, a indústria também se queixa que as vendas neste
Forte descida dos porcos em Portugal na 1ª quinzena de Setembro. A descida acumulada nesta quinzena foi na ordem dos 10 cêntimos. Apesar das informações que nos chegam darem conta de haver porcos bastante leves no mercado, a indústria também se queixa que as vendas neste início do mês de Setembro são muito fracas.

De qualquer forma, esta descida também é consequência das fortes descidas de preço verificadas em Espanha. Este País, excedentário na produção de porcos, nos meses Verão tem bastantes mais consumidores (aumento do número de turistas) o que lhes permite ter preços mais elevados do que os restantes países Europeus grandes produtores de suíno. Mas quando o número de consumidores em Espanha começa a diminuir, com o fim do período de férias, reduzem-se os consumos de carne e é necessário que haja condições para colocar porcos e carne fora do País. Assim, há que concorrer principalmente com a Alemanha nos mercados de Países Terceiros e por isso é necessário "alinhar" preços.

Com estas descidas, a Espanha praticamente tem o mesmo preço que a Alemanha, visto que os alemães "responderam" às primeiras duas descidas espanholas e depois mantiveram o seu preço.

A manutenção de preço alemã fez manter os preços na Holanda, Bélgica e Dinamarca.

A França apresentou ligeiríssimas descidas de preço já que continuam as boas vendas de carne com o regresso dos seus consumidores após as férias de Verão feitas fora do País. De qualquer forma, houve uma greve dos funcionários público em França e este facto afectou os abates, visto que houve veterinários do corpo de inspecção que aderiram à greve e que acabaram por afectar os abates.

A subida do preço dos cereais, devido à especulação dos mercados finaceiros, continua. Na realidade, as informações sobre as colheitas de soja nos Estados Unidos dão-nos conta que o nível é dos mais elevados de sempre, o que seria factor mais do que suficiente para fazer baixar o preço. E o que vemos é uma situação contrária.

Nos outros cereais, as colheitas na Europa estão cerca de 2,5% abaixo das do ano passado, e verifica-se uma subida de mais de 30% no seu preço.

Prevê-se que a especulação financeira sobre o mercado das matérias-primas continue e seria essencial que os decisores políticos tomassem medidas que pudessem amenizar este tipo de acções sobre os mercados da alimentação.

Mês complicado este Setembro. É provável que o preço dos porcos continue a descer, ainda que mais ligeiramente do que aconteceu em Agosto e na primeira quinzena de Setembro. Veremos se assim é.

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista