Comentário 16 de Agosto de 2007
Na realidade, o mercado espanhol apresentou ligeiras descida de preço desde o início do mês, continuando o comportamento de mercado que já se tinha verificado na 2ª quinzena de Julho, o que não deixa de ser um comportamento atípico tendo em consideração que continuamos no pico da entrada de turistas em Espanha e que o preço no norte da Europa registou alguma estabilidade.
Apesar das descidas em Espanha, este país continua com o preço dos porcos mais elevado da Europa quando comparado com os grandes países produtores.
No que diz respeito às restantes bacias produtoras europeias, a Alemanha registou, na última semana da quinzena uma descida de 6 cêntimos, a Holanda e a Bélgica também desceram ligeiramente o preço (4 cêntimos). A França, tem mantido os preços estáveis e sem grandes oscilações.
Inicia-se a 2ª metade do mês de Agosto, onde tradicionalmente se começa a verificar uma descida do preços dos porcos em Portugal. Tendo em atenção o contínuo aumento do custo das matérias primas, e consequentemente dos custos de produção (estima-se que o custo alimentar tenha aumentado cerca de 25% desde Setembro de 2006 até Agosto de 2007) seria bom que o preço dos porcos não descesse, a pelo contrário, subisse por forma a minimizar o aumento dos custos de produção..
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista