X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 16 de Dezembro de 2008

16 de Dezembro de 2008 A primeira quinzena de Dezembro foi caracterizada por uma manutenção do preço dos porcos em Portugal. Contrariamente ao que se previa, o preço não subiu, fruto da estabilização dos consumos no nosso país. A crise económica poderá (estará) e influenciar negativamente o p
A primeira quinzena de Dezembro foi caracterizada por uma manutenção do preço dos porcos em Portugal. Contrariamente ao que se previa, o preço não subiu, fruto da estabilização dos consumos no nosso país. A crise económica poderá (estará) e influenciar negativamente o poder de compra das familias portuguesas que não compram mais carne de porco.

Por outro lado, com a denuncia Irlandesa do aparecimento de dioxinas em carne de porco oriunda daquele país, houve também uma influência negativa no consumo desta carne na Alemanha, que levou a uma descida de 6 cêntimos no preço dos porcos no dia 12 de Dezembro, logo secundada pela Holanda que também desceu o mesmo valor no mesmo dia.

Pelo contrário, os espanhóis e os franceses mantiveram e subiram ligeiramente, respectivamente, o preço dos porcos nesta quinzena. Não se sabendo ainda que impacto poderá haver com as dioxinas. Sabe-se que a Espanha não tem informação de entrada de carne irlandesa e que os franceses terão recebido carne daquele país. Aguardaremos desenvolvimentos desta situação.

A crise económica é um factor negativo para o mercado do porco, já que haverá redução dos consumos apesar de esta ser uma época do ano em que há forte procura de carne de porco, principalmente peças nobres (lombos, sobretudo) e também fortes reduções nas exportações europeias de carne de porco para países terceiros. Esta situação pode "enrolar" o mercado a ponto de fazer aumentar a oferta de carne internamente na U.E., não permitindo uma boa fluidez e consequente aumento de preço aos produtores.

Com todos estes factores negativos (crise económica mundial, dioxinas e provável aumento da oferta interna) o aumento do consumo poderá não ser suficiente para estimular o aumento do preço. Creio que não deverá haver grandes variações no preço dos porcos até fional do ano.

De qualquer forma, quero desejar a todos os meus leitores o Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009, que seja suinicuolamente melhor que este que está a acabar.

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista