Comentário 16 de Fevereiro de 2009
Estas manutenções de preço com ligeira tendência de subida reflectem algum equilibrio entre a oferta e a procura, apesar de todos os indicadores darem como confirmada uma redução de efectivos na Europa e consequentemente uma redução do número de porcos disponíveis para abate.
Os dados dos abates de 2008 dão-nos conta de um número record de porcos abatidos quer em Espanha quer na Alemanha (os dois maiores produtores de porcos da Europa). O primeiro mês de 2009 também apresenta números record na França, Espanha e Alemanha. Se os porcos são abatidos e em quantidades record é porque há consumo de carne.
Em todo o caso, a crise económica mundial pode ser um travão ao consumo e funcionar como um factor negativo para esta estabilidade no mercado do porco.
A tendência do mercado é para que haja uma subida do preço dos porcos em toda a Europa. Os produtores desesperam por essa subida, já que a mesma é indispensável para fazer face aos prejuízos que já se vão acumulando há mais de um ano a esta parte.
Será que é neste mês de Fevereiro que o mercado "arranca" em definitivo para se encontrarem preços mais consentâneos com as necessidades da Fileira?
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista