Comentário 17 de Agosto de 2009
A descida foi provocada não pelo aumento da oferta de porcos, que até estão com os pesos bem leves mas sim pelo efeito que a descida do preço espanhol teve em Portugal.
Com efeito, apesar de haver porcos bem leves em Espanha (desde 2006 que não há porcos com peso tão baixo naquele país), a indústria do país vizinho pressionou para que houvesse uma forte descida do preço dos porcos, já que, segundo os seus representantes "é necessário ter margem na venda da carne e esta só se consegue baixando o preço dos porcos".
Vale para os suinicultores que o preço das matérias-primas tem estado a baixar o que se terá, necessariamente, que reflectir no preço das rações. Uma redução no custo alimentar tem sempre um forte impacto na descida do custo de produção, e consequentemente numa maior capacidade de poder suportar preços de venda mais baixos.
Em todo o caso, Portugal e Espanha funcionaram em contra-ciclo com o resto da Europa, já que nesta quinzena os preços mantiveram-se em todos os Países do Norte e Centro da Europa (França, Holanda, Bélgica e Dinamarca) podendo-se assinalar, até, uma ligeira subida de 0,02€ na Alemanha
Ao ter começado com descidas o mês de Agosto, prevê-se uma segunda quinzena de Agosto com mais descidas de preço. Veremos quanto ainda irão descer os porcos em Portugal no que resta do mês.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista