Comentário 2 de Junho de 2009
A oferta de porcos no nosso País é bem menor e a procura faz-se notar por parte dos matadouros, sazonalmente esta é a altura do ano em há maior desequilibrio entre a oferta e a procura, por isso, o resultado terá que ser uma subida do preço nas próximas semanas.
Em Espanha o preço dos porcos também começou a subir esta quinzena, empurrado pelo evantamento da proibição russa de entrada de carne de porco espanhola naquela País e também pelo "empurrão" que os alemães deram ao mercado Europeu, como uma subida de 10 cêntimos de euro esta quinzena.
Os restantes países da Europa, todos acompanharam a Alemanha e o preço dos porcos também subiu, apesar das subidas terem sido inferiores a 10 cêntimos na Dinamarca e na França e iguais a este valor na Holanda e na Bélgica.
O mercado do porco na Europa continua com grandes convulsões e mantém-se confuso. A crise económica mundial também tem reflexo no mercado internacional do porco. O aumento do desemprego e a consequente diminuição do poder de compra por parte dos consumidores influencia os consumos e, consequentemente, a procura de carne de porco. A crise económica e o desemprego não irão, infelizmente, passar rapidamente.
Veremos que influência a crise terá neste período que é tradicionalmente de subida forte no preço dos porcos nos Países do Sul da Europa.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista