Comentário 30 de Junho de 2008
A segunda metade do mês de Junho foi mais "parada" nas vendas de carne do que a primeira que conjugada com os porcos atrasados nas explorações levou a uma menor fluidez no mercado e consequentemente a uma estibilização do preço. Em todo o caso, e com o aparecimento do calor, os porcos começam a reduzir crescimentos e a oferta será mais reduzida.
A Espanha desceu o preço em 2,5 cêntimos esta quinzena já que a questão dos transportes também afectou o comércio interno. Espanha apresenta reduções fortes de efectivo nas declarações de existências de Maio de 2008, com uma redução de 8% no efectivo reprodutor. Este é um sinal de que no curto-médio prazo haverá redução na oferta de porcos neste país.
Os restantes mercados europeus tiveram comportamentos de estabilidade a ligeiras descidas o que é normal para o mercado europeu do porco já que há uma sazonalidade marcada no consumo (deslocação de consumidores por período de férias do Norte para o Sul da Europa).
A primeira quinzena de Julho será de menor oferta de porcos e espera-se que haja subidas de preço, normais para a época que se avizinha.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista