Comentário 30 de Junho de 2009
Na realidade, em toda a Europa os preços subiram de uma forma bem acentuada. De Espanha chegam mesmo comentários de que Portugal é um forte comprador de porcos oriundos daquele País. Com este comentário feito pelos responsáveis da Bolsa de Lérida, pergunto: como é possível que se faça este tipo de comentários em reslação ao mercaod portugês e haa industriais que continuem sistematicamente a não acompanhar as subidade de preço semanais indicadas pela Bolsa do Porco, ficando as suas subidas sempre abaixo do preço indicativo? Será que há industriais que compram porcos em Espanha bem mais caros do que aquilo que pagam pelos porcos Nacionais?
Deixo estas simples perguntas no ar, esperando que alguém me saiba esclarecer.
A Alemanha subiu forte o seu preço e teve como consequência uma subida de preço na Holanda e na Bélgica. A França também subiu fortemente o seu preço, tendo a Dinamarca ficado com a menor subida.
Finalmente a tão esperada redução da oferta, fruto da grave crise que o sector suinícola atravessa na Europa desde há dois anos a esta parte, começa a fazer-se sentir, já que todos os comentários de mercado Europeus referem que existe uma redução na oferta de porcos com a consequente redução (forte) dos pesos de abate.
Vamos ver por quantas mais semanas o preço sobe e até que valor irá subir.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista