Comentário 30 de Junho de 2010
Na Europa, a Espanha teve comportamento idêntico, apesar de ter havido o feriado de S. João na Catalunha e de haver informações que dão conta de uma subida dos pesos de 600 g em carcaça. A explicação para esta subida de preço prende-se com o facto de haver alguma retenção de porcos por partes dos suinicultores com a esperança de que o preço ainda subisse mais e que pudessem fazer mais dinheiro com a venda dos animais.
Os restantes países Europeus também tiveram comportamentos dispares. A França e a Dinamarca mantiveram os seus preços, mas a Alemanha teve uma forte descida de 8 cêntimos, o que acabou por arrastar os preços holandeses e belgas.
A situação anterior é normal e natural (descida dos preços nos Países do Norte da Europa nesta altura do ano), mas a descida alemã foi demasiadamente forte o que pdoerá trazer repercussões no restos dos Países Europeus.
Continuam as boas vendas de carne para países Terceiros, o que acaba por dar algum equílíbrio ao mercado interno da U.E..
Estamos em altura para que o preço dos porcos em Portugal e em Espanha continue a subir mais um pouco, tal como é hábito em anos anteriores, mas com a crise que estamos a atravessar, nada se poderá passar como é normal e habitual.
Veremos o que nos guarda este Verão.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista