Comentário 31 de Agosto de 2010
Apesar da oferta Nacional ser demasiadamente curta para a procura (informações chegadas de Espanha dão-nos conta de que a procura portuguesa de porcos naquele País foi bastante elevada) e do peso dos porcos ser bastante baixo, a descida foi inevitável. E inevitável porquê? Porque o mercado espanhol, que pretende ganhar espaço comercial fora das suas fronteiras, tem que "combater" com um preço alemão demasiado baixo em comparação com o seu, e acabou por descer o preço dos seus porcos 6,5 cêntimos de euro por quilograma de peso vivo.
Em resposta a Alemanha, na última semana do mês, acabou por descer os porcos 7 cêntimos respondendo desta forma à descida espanhola.
No resto da Europa houve manutenções de preço (Holanda, Dinamarca e Bélgica) com excepção da França, que subiu o seu preço 3,5 cêntimos de euro, tendo como principal factor para esta subida o facto do regresso dos seus consumidores que passaram férias fora do País.
Outra informação a destacar é a continuação da subida do preço das matérias primas, que continuarão a fazer subir o preço das rações. No passado dia 26 de Agosto houve reunião do Comité de Gestão dos Cereais em Bruxelas, e a Comissão europeia decidiu não tomar quaisquer medidas para combater esta subida argumentando que o preço dos cereais é perfeitamente normal e que no ano passado o preço foi anormalmente baixo. Por este facto não foi tomada nenhuma decisão no sentido de fazer aumentar a quantidade de cereais no mercado (libertação de 3 milhões de toneladas de cevada stockadas a preço de intervenção) e que poderiam "aliviar" o preço.
Começou a descida do preço dos porcos. As "guerras" entre Alemanha e Espanha por um espaço de mercado que lhes permita escoar o excedentes de carne e porcos irá arrastar todo o mercado Europeu. A única dúvida será a que preço terminará a "guerra".
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista