X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 31 de Dezembro de 2010

31 de Dezembro de 2010 Manutenção do preço dos porcos em Portugal na segunda quinzena de Dezembro. Apesar do abates terem estado a bom nível, o preço dos porcos acabou por não subir. Nos restantes Países Europeus, com excepção da França que subiu cerca de 5 cêntimos, todos mantiveram os seus pr
Manutenção do preço dos porcos em Portugal na segunda quinzena de Dezembro. Apesar do abates terem estado a bom nível, o preço dos porcos acabou por não subir.

Nos restantes Países Europeus, com excepção da França que subiu cerca de 5 cêntimos, todos mantiveram os seus preços (Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca).

Espera-se que, nos Países do Norte da Europa (Alemanha principalmente), com o regresso dos consumidores e com a forte procura de início do ano por parte dos Países de Leste, que os preços se possam manter o que seria um sinal positivo para o resto da Europa.

Continua elevado o ritmo das exportações para Países Terceiros mesmo sem haver restituições à exportação.

Chegámos ao fim do ano de 2010. Um ano difícil para os Suinicultores a partir de Julho, pela forte subida das matérias-primas que fez disparar o preço das rações e consequentemente, o custo de produção. Este está bem acima do preço de venda dos porcos, o que representa um acumular de prejuízos para os Suinicultores, já de si mergulhados num período de forte crise nos últimos 2-3 anos. A situação é muito complicada e não se prevê que melhore no início de 2011. Na realidade, todas as previsões apontam para que as matérias-primas continuem com preços elevados sem tendência de descida. Bem pelo contrário! Espera-se que até possa haver subida de preço de algumas delas.

Consequência da subida de preço das matérias-primas é o aumento do custo de produção. Se aliarmos a isto o facto de que em Janeiro é costume haver descida no preço dos porcos em Portugal, vislumbramos um período muito difícil e complicado para os Suinicultores Portugueses, com um aumento dos prejuízos já existentes. Além disto temos que acrescentar o grande "apertar de cinto" e aumento de impostos em Portugal, com o aumento do preço da energia eléctrica, combustíveis, de entre outros, o que nos deixa numa situação muito complicada para enfrentar o Ano de 2011.

Apesar de todas as dificuldades esperadas não quero deixar de desejar aos meus leitores os meus votos de um Excelente 2011.

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista