Comentário 31 de Janeiro de 2008
Apesar da manutenção de preço em Portugal e em toda a Europa, alguns matadouros portugueses baixaram 5 cêntimos o seu preço de refência na última semana do mês, havendo, portanto, uma descida de preço para os forncedores desses mesmos matadouros.
Apesar desta estabilização do preço dos porcos, o custo da alimentação não pára de subir. O preço das matérias primas sobe continuamente, o que provoca um aumento do custo de produção. Até quando esta subida de preço? Para quando a permissão da entrada de OGM's já aprovados pela EFSA no mercado cerealífero europeu?
A entrada destes cereais poderia fazer diminuir o preço das matérias primas e, consequentemente, o preço da alimentação animal e dos custos de produção.
Entretanto, as medidas europeias de apoio ao mercado mantêm-se. Continuam as candidaturas a ajudas para obtenção de restituições à exportação para Países Terceiros. Mas o grande problema neste momento vai ser gerir a saída de carne da stockagem privada, que irá começar a antrar no mercado já no próximo mês de Março, se bem que as maiores quantidades tenham que entrar no mercado apenas em Maio e Junho.
Este é mais um problema com que o sector terá que lidar a breve prazo.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista