Comentário 31 de Janeiro de 2009
Na Europa, todos os países grandes produtores de porcos (Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda e Dinamarca) também mantiveram o preço dos seus porcos apesar de haver alguma dificuldade em exportar carne de porco para Países Terceiros isto devido a valorização do euro face às outras moedas estrangeiras.
O mercado vive um período de transição - espera-se que assim seja - para os aumentos de preços tão apregoados e tão esperados desde há alguns meses. Todos os dados continuam a apontar para uma redução da oferta de porcos em toda a União Europeia, e esta redução da oferta devido à redução dos efectivos, tem que se reflectir positivamente no preço que os suinicultores recebem pelos seus porcos.
Os porcos continuam a ter um preço abaixo dos custos de produção, ou seja, os suinicultores continuam a perder dinheiro. E agora já se fala em que a ração terá que subir dado que houve algumas matérias primas que começaram a aumentar o seu preço.
Desde aqui formulo uma questão: será que agora as empresas produtoras de ração não têm contratos assinados para a aquisição de matérias-primas? (relembro que era este o argumento apresentado para a não descida forte do preço das rações equivalente à descida do preço das matérias-primas nos últimos meses).
Veremos qua atitude terão os fabricantes de alimentos compostos.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista