Comentário 31 de Julho de 2008
Com o aparecimento forte do calor, os porcos diminuem o seu crescimento e, por isso, estão com pouco peso, factor já habitual nesta época do ano.
Em Espanha os preços também têm estado um pouco estagnados, apesar da redução da oferta.
Confirmando o que se passou na anterior quinzena, e contrariamente aquilo que é habitual nesta altura do ano, o preço dos porcos nos Países do Centro-Norte da Europa (Alemanha, França, Holanda e Bélgica) voltou a subir, e bem. A Alemanha, devido à manutenção dos consumos e à forte compra de produtos de porco por arte dos mercados do Leste da Europa tem o preço dos porcos mais alto da Europa. Este é um factor positivo para os seus mercados, e quiçá para o restante mercado europeu, já que a Alemanha é a "locomotiva" da Europa quando se trata de influenciar os preços.
O preço das matérias primas começou a baixar. Será que é para continuar este movimento de descida? Seria bom e um factor muito positivo para obtenção de rentabilidade positivas na produção se esta descida continuasse.
Será que o mês de Agosto será um bom mês para os Suinicultores e para os Industriais? Seria bom que assim fosse, já que toda a Fileira necessita de "oxigénio" para respirar melhor (leia-se, ganhar dinheiro).
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista