Comentário 31 de Maio de 2007
Assim, começam a estar reunidas a condições para assistirmos à subida sazonal do preço dos porcos à produção.
Os restantes mercados europeus tiveram comportamentos diferentes e diferenciados. Espanha e França subiram o preço dos porcos, fruto de melhores condições de mercado. É de salientar que a França, que apenas teve uma semana de Maio com 5 dias de abate (houve sempre um dia feriado nas outras semanas) acabou por ter um comportamento de forte subida. Este comportamento demonstra bem que há menos oferta de porcos em relação à procura por parte da indústria.
Os restantes mercados europeus, Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca, tiveram comportamentos mais comedidos, tendo-se verificado manutenções do preço dos porcos. Uma explicação para a não subida do preço naqueles países prende-se com o facto de o tempo (ainda não começou a fazer calor) não ajudar às churrascadas e por isso não permitir estimular o consumo de carne fresca.
Tendencialmente, a temperatura irá subir e o sol aparecerá, o que irá permitir um aumento do consumo da carne de porco naqueles países.
Nos países do Sul da Europa (Portugal e Espanha, principalmente) a chegada dos turistas levará a um aumento do número de consumidores e à subida do preço dos porcos, como é usual nesta altura do ano.
As próximas semanas serão decisivas no que diz respeito ao potencial preço máximo que os porcos poderão atingir no Verão. Veremos que nos reserva o mercado.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista