Comentário 31 de Maio de 2010
Este "medir de forças" entre a produção e a indústria ocorrido nas sessões da Bolsa do Porco, levou a que uma ou outra decisão de preço tivesse sido tomada por votação. As votações acabaram por dar resultados de preços definidos às milésimas de euro e, consequentemente, semanas em que a variação de preço não foi seguida na íntegra por alguns matadouros.
Na Europa, a Espanha teve comportamento idêntico, tendo a subida ocorrida em Espanha sido superior à subida portuguesa. Neste momento a Espanha tem o preço mais alto da Europa.
Os restantes países Europeus também tiveram comportamentos altistas, sendo que a subida mais acentuada, uma vez mais e de uma forma perfeitamente inesperada, aconteceu na Dinamarca. Este país tem dos preços mais altos da Europa, se não mesmo o mais alto. Não nos devemos esquecer que os Suinicultores dinamarqueses costumam receber 10-12 cêntimos de euro/kg de carcaça no final do ano como bónus sobre os resultados dos matadouros. Este facto fazz com que o preço dinamarquês esteja em 1,50€/kg.
A Alemanha, a Holanda e a Bélgica subiram 6-7 cêntimos. A França subiu 5 cêntimos nesta quinzena.
Os países do Sul, principalmente Portugal e Espanha esperam a continuação da subida do preço, mas os Países do Norte da Europa, com a melhoria do tempo, a subida da temperatura e o aparecimento do sol, esperam aumentar as vendas de carne para os tradicionais churrascos e consequentemente aumentar o preço dos porcos.
Veremos se assim é.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista