Comentário 31 de Outubro de 2005
O preço dos porcos em quase toda a Europa subiu, ainda que ligeiramente, exceptuando-se a Espanha que não acompanhou este movimento de subida, tendo o seu preço mantido-se estável.
há alguma incerteza para o que se irá passar durante o mês de Novembro. Alguns problemas sanitários (gripe das aves na Euroapa e febre Aftosa no Brasil) poderão condicionar o mercado e, consequentemente, os preços.
Os feriados de dia 1 de Novembro em quase toda a Europa, e o feriado de dia 11 de Novembro nalguns países europeus, poderão afectar negativamente o mercado devido a haver menos dias de abate e por consequência, haver alguns adiamentos nas saídas de porcos. Este facto poderá tornar os porcos mais pesados e fazer com que haja pressão de oferta de porcos por parte dos produtores.
Por outro lado, a retracção no consumo de carne de aves e a proibição da importação de carne de porco brasileira poderá ser um factor positivo e fazer aumentar, ainda que ligeiramente, os preços do porco no mês que agora entra.
Veremos se a conjugação destes factores serão positivos ou negativos.
Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista