X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Comentário 31 de Outubro de 2007

31 de Outubro de 2007 A segunda quinzena de Outubro caracterizou-se por uma estabilização do preço dos porcos em Portugal. A situação de mercado continua complicada, apesar de ter mantido o preço dos porcos e de ter estabilizado o preço das rações. Os tempo continuam muito dificeis. O mer
A segunda quinzena de Outubro caracterizou-se por uma estabilização do preço dos porcos em Portugal.

A situação de mercado continua complicada, apesar de ter mantido o preço dos porcos e de ter estabilizado o preço das rações.

Os tempo continuam muito dificeis.

O mercado português acabou por acompanhar a tendência do mercado espanhol que também apresentou ligeiras descidas, podendo considerar-se que se verificou uma manutenção dos preços.

Os restantes mercados europeus apresentaram descidas no seu preço a pagar aos produtores. Uma descidas maiores verificaram-se na Alemanha, Bélgica e Holanda, enquanto que a França e a Dinamarca apresentaram descidas menos consideráveis.

A Comissão Europeia, após pedidos de diversos países da U.E., tomou a decisão de aprovar uma ajuda ao armazenamento privado de carne de porco. Esta medida é insuficiente para as necessidades do mercado. Na realidade, deveriam ser aprovadas ajudas para a exportação de carne de porco para países terceiros ou permitir a entrada de OGM's já aprovados pela EFSA eram muito bem vistas pelos produtores.

Nos passados dias 22 e 23 de Outubro, na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da U.E., presidida pelo Ministro português Jaime Silva, foi proposto por vários países, a introdução de restituições a exportação. A Comissária da Agricultura da U.E. Marianne Fischel Boel rejeitou-as referindo que há que esperar para ver os efeitos da ajuda ao armazenamento privado.

O que se passou, na semana em que foi aprovada a ajuda ao armazenamento privado, foi uma descida grande no preço dos porcos nos países maiores produtores. Será que é assim tão difícil ver que a Europa está com um excedente de produção o que leva à necessidade de ter que se enviar carne para fora das suas fronteiras, e que com a forte desvalorização do dólar americano face ao euro, as exportações tornam-se impossíveis de acontecer? Será que terão que fechar um sem número de explorações para que a Comissão entenda da premência e urgência de aprovar a medida da aplicação de restituições à exportação para países terceiros?

Luís Tavares Dias
Eng. Zootécnico

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista