O Maneio em bandas (MEB) de 3-2 semanas com desmame aos 28 dias é uma nova opção de organização de lotes produtivos superiores a uma semana. A grande novidade deste sistema é que se consegue uma rotação das salas de maternidade de 5 semanas e permite uma idade ao desmame de 28 dias. Desta forma, consegue-se uma maior optimização das salas de parto que com o MEB de 3 semanas (sistema que impõe uma rotação de salas de parto de 6 semanas).
Esta maior optimização das salas de parto traduz-se na aparição de mais um lote produtivo (8 no total) comparado com as bandas de 3 semanas (7 lotes no total) e permite desmamar à mesma idade (28 dias). Isto representa um aumento da capacidade produtiva de 1/8 (12,5%) ao passar de uma exploração com MEB de 3 semanas a 3-2 semanas com desmame aos 28 dias.
Perante esta situação, alguns criadores e colegas de trabalho habituados a trabalhar em bandas de 3 semanas admiraram-se muito e perguntaram qual seria o modo mais simples para passar as suas explorações a 3-2 com desmame aos 28 dias. A solução é simples e pouco custosa em dias não produtivos e uso de produtos hormonais (altrenogest).
Para entender os passos a seguir, há que começar por contemplar o planning de produção de uma exploração que funciona com MEB de 3 semanas.
· Temos 7 lotes produtivos. · Cada um deles separado 3 semanas. · Quando o lote 1 completa a rotação (cobre-se de novo), fica situado às 3 semanas do lote 7 (esquerda da imagem). |
Este seria o ponto de partida.
Agora será contemplado o planning de produção de uma exploração que funciona com MEB de 3-2 semanas e desmama aos 28 dias:
· Agora temos 8 lotes produtivos, em lugar de 7. · Cada um deles separado 3-2 semanas. · No entanto, quando o lote 1 completa a rotação (volta a ser coberto), fica situado ás 3 semanas do lote 7 (esquerda da imagem). |
Este seria o ponto de chegada
Como vemos, à partida, temos 4 dos lotes que já estão no seu sitio. Estos lotes serão marcados em azul. Apenas ficam 3 lotes para recolocar
Passo 1: O lote 3 deve ser coberto ás 2 semanas do lote 2, o que será conseguido desmamando-o aos 21 dias.
Passo 2: Agora o lote 4 ficou deslocado para as 4 semanas, quando deveria estar nas 3 semanas do lote 3. Novamente será colocado no sitio desmamando-o.
Passo 3: O lote 5 deve estar situado 2 semanas antes do lote 6, algo que pode ser conseguido facilmente desmamando-o aos 35 dias ou aos 28 dias + uma semana de altrenogest
Passo 4: Agora foi gerado um “vazio” de 5 semanas, no qual deve ser colocado um novo lote (antes tinhamos 7 e agora 8).
Este é o passo mais complicado, posto que obriga a gerar um lote novo do nada. A maioria das porcas deste lote deverão ser nulíparas, ainda que também se possam atrasar algumas porcas que tinham sido cobertas tarde dentro do lote 4 e adiantar algumas outras do lote 5 que tenham sido cobertas antes do momento ideal.
Esta programação da entrada de nulíparas deverá ser feita de forma meticulosa para conseguir uma cobrição tão concentrada de um elevado número de porcas. É muito possível que as quarentenas e adaptações de muitas explorações não estejam preparadas para alojar tantas jovens porcas de substituição duma só vez. Neste caso, este novo lote podería ser gerado em 2 ciclos. Primeiro introduzindo 50% das nulíparas necessárias e a outra metade ao fim de 21 semanas, quando o lote volte a ser coberto.