Seguindo a cronologia marcada pelo Regulamento (CE) nº 2160/2003 sobre o controlo da salmonela e outros agentes zoonóticos específicos transmitidos pelos alimentos, uma vez iniciados os Programas Nacionais de Controlo na avicultura neste momento, o foco de atenção situa-se no suíno. Esta série de dois artigos sobre a estratégia que está a ser seguida pela União Europeia (UE) para o controlo da salmonelose suína centrar-se-á, numa primeira parte em detalhar e actualizar o estado das actuações que esta está a levar a cabo e que estão definidas pelo referido Regulamento e numa segunda parte serão levantadas as questões que deverão ser tidas em consideração na definição e implementação de um futuro Programa Nacional de Controlo.
Justificação
Nos Países industrializados a salmonelose é considerada como um grave problema de segurança alimentar. Segundo dados da EFSA (EFSA Journal 2010a), a maioria dos surtos de toxiinfecções alimentares em pessoas ocorridos na UE durante o ano 2008 foram causados por Salmonella (35,4%). Em Espanha no ano 2008 registaram-se 3.833 casos de salmonelose humana (8,5 casos / 100.000 habitantes). Contudo, esta cifra é provavelmente muito superior já que só uma percentagem dos casos de salmonelose em pessoas são declarados, em concreto, por um caso declarado estima-se que se produzem 11,5 casos.
Devido à implementação, nos últimos anos de programas de controlo da salmonelose aviar, os casos de salmonelose humana devidos a Salmonella Enteritidis (cuja origem são primordialmente as aves) têm-se reduzido significativamente em toda a UE. Pelo contrário, tem-se observado um aumento dos casos devidos a Salmonella Typhimurium, o serotipo mais predominante no porco e noutras espécies domésticas como o gado bovino. Além do mais, em 2008 o número de surtos de salmonelose humana associados à carne de porco superou os relacionados com a carne de ave (7,1% vs 3,9%, respectivamente). Estas cifras justificariam o papel que o porco parece ter como transmissor da infecção ao Homem.
Outro aspecto a ter em conta e que supõe um especial risco sanitário ao nível da saúde pública é o aumento de estirpes multiresistentes aos antimicrobianos. Em Espanha mais de 80% das estirpes de Salmonella isoladas de origem animal seriam resistentes a, pelo menos, um antibiótico.
Deve destacar-se também a problemática ao nível económico que trás a salmonelose. Não só pelos custos sócio-sanitários associados (em total estima-se que estes ascindam a 90 milhões de € na UE e a 2 milhões de € em Espanha), mas também pelas suas possíveis consequências desde o ponto de vista comercial: gera desconfiança no consumidor e poderia converter-se numa importante barreira comercial às exportações intracomunitárias.
Por último, o controlo da Salmonella também poderia estar justificado para o produtor. Alguns estudos parecem indicar que o controlo da infecção subclínica mediante a implementação de um plano de controlo que contemple a melhoria dos protocolos de limpeza e desinfecção, a adição de ácidos organicos, etc. poderia resultar a médio-longo prazo numa melhoria dos parâmetros produtivos dos animais.
Acções e calendário
Fig. 1 Esquema das acções segundo o Regulamento (CE) nº 2160/2003 para o controlo da Salmonella
Fig 2. Calendário de acções
Zoonose ou agente zoonótico | População animal | Fase da cadeia alimentar de controlo | Data de fixação do objectivo | Data de início do Programa Nacional de Controlo |
Todos os serotipos de Salmonella com importância para a saúde pública | Porcos de engorda | Amostras em porcos abatidos no matadouro | Estudo prevalência Outubro 2006 a Setembro 2007. Objectivo fixado em 2010 | Aos 18 meses após fixação do objectivo. Em 2011 ou início 2012?? |
Todos os serotipos de Salmonella com importância para a saúde pública | Porcos reprodutores | Explorações de reprodutores |
Estudo prevalência Janeiro a Dezembro de 2008. Objectivo fixado em 2010?? |
Aos 18 meses após fixação do objectivo. Em 2012?? |
Com a finalidade de dispor de dados comparáveis sobre a prevalência de Salmonella no efectivo suínicola Europeu (porcos de abate e porcas reprodutoras) e ao mesmo tempo servir de base para estabelecer um objectivo comunitário de redução da mesma, a primeira das acções definidas pelo Regulamento foram os estudos de prevalência comunitários levados a cabo pela EFSA e que tiveram um ano de duração. Em ambos estudos a Espanha apareceu como um dos Países com maior prevalência (29% de prevalência individual em porcos de engorda e 64% de prevalência de rebanho em explorações de mães), enquanto que a média comunitária foi de 10% e de 29%, respectivamente. Na Tabela 2 e na Tabela 3 indicam-se os serotipos de Salmonella isolados com mais frquência tanto nos porcos de engorda como nas reprodutoras em Espanha e na UE.
Tabela 1. Serotipos mais frequentes de Salmonella isolados em porcos de engorda
Europa | Espanha | ||
Serotipo de Salmonella |
% |
Serotipo de Salmonella |
% |
Typhimurium |
40,0 |
Typhimurium |
36,1 |
Derby |
14,6 |
Rissen |
15,6 |
Rissen |
5,8 |
4,[5],12:i:- |
12,0 |
4,[5],12:i:- |
4,9 |
Derby |
10,2 |
Enteritiditis |
4,8 |
Anatum |
3,7 |
Anatum | 2,4 | Bredeney | 3,5 |
The EFSA Journal (2008)
Tabela 2. Serotipos mais frequentes de Salmonella isolados em explorações de mães (porcas de reprodução)
Europa | Espanha | ||
Serotipo de Salmonella |
% |
Serotipo de Salmonella |
% |
Derby | 23,9 |
Rissen |
15,6 |
Typhimurium | 17,9 |
Typhimurium |
11,6 |
Infantis |
5,0 |
Anatum |
12,6 |
Rissen | 4,5 | Derby | 10,5 |
EFSA Journal (2009)
Após estes estudos o Regulamento estabelece que deverão fixar-se os objectivos de redução de prevalência comunitários e que este objectivo deverá cobrir todos os serotipos de Salmonella com importância para a saúde pública. No caso do porco, a decisão de que o objectivo se centre en Salmonella spp. ou só em alguns serotipos em concreto (os mais prevalentes) ainda não está nada clara. Dada a grande diversidade de serotipos que se isolaram nos gânglios linfáticos e segundo a opinião do grupo de peritos da EFSA de que todos os serotipos de Salmonella isolados nos porcos e na carne devem ser considerados como um perigo para a saúde pública é muito provável que os objectivos se estabeleçam ao nível da Salmonella spp.. Não obstante, esta e outras decisões chave para a definição dos futuros Programas de Controlo deverão estar suportadas pelos resultados de uma análise quantitativa de riscos (finalizado) e de uma análise custo/beneficio (em curso, esperavam-se os resultados para porcos de engorda em Junho de 2010 e para as reprodutoras a finais do mesmo ano). As conclusões do primeiro estudo, publicadas recentemente (EFSA Journal 2010b) foram que cerca de 10-20% dos casos de salmonelose em humanos na UE estariam associados ao consumo de carne de porco e que com uma redução da prevalência nos gânglios linfáticos de cerca de 80-90% a infecção em humanos poderia ver-se reduzida consideravelmente. Para atingir esta redução de prevalência nos animais, as medidas de controlo de maior impacto nas explorações seriam:
- A reposição: obtendo-se uma redução estimada de 70-80% nos Estados Membros com alta prevalência e de 10-20% em Estados Membros com baixa prevalência. - A ração: obtendo-se uma redução estimada de 10-20% em Estados Membros com alta prevalência e de 60-70% em Estados Membros com baixa prevalência. - As fontes externas de infecção (aves, roedores, etc.): obtendo-se uma redução estimada de 10-20% em Estados Membros com alta e baixa prevalência. |
Uma vez se fixem os objectivos comunitários de redução, num prazo de seis meses os Estados Membros deverão apresentar à Comissão os seus Programas Nacionais de Controlo para a sua aprovação. Uma vez iniciados, a sua duração mínima será de 3 anos consecutivos e deverão ser revistos periodicamente para o seu reajustamento. Deve ter-se em conta que os métodos utilizados para a realização do estudo de referência comunitário (amostra gânglios linfáticos ileo-cecais) não necessariamente deverá coincidir com os que se recomendem para monitorizar a infecção nos programas Nacionais de controlo. No seguinte capitulo iremos aprofundar as questões que deveriam colocar-se previamente à implementação dos referidos programas.