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COVID-19: incertezas e perturbações nos mercados suínos

Os preços da carne de porco diminuem devido à menor procura dos matadouros, afectada pela escassez de mão-de-obra e problemas de acesso ao mercado externo.

A crise da saúde causada pelo COVID-19 está a afectar o sector suíno, tanto no mercado francês como no internacional. A actividade das empresas do sector está a passar por mudanças significativas. Os preços da carne de porco diminuem devido à menor procura dos matadouros, afectada pela escassez de mão-de-obra e problemas de acesso ao mercado externo. Apesar da forte procura de exportação para países terceiros, estes novos elementos limitam actualmente o preço da carne de porco.

Alta volatilidade nos preços das matérias-primas

Após o aparecimento do vírus na China, houve uma forte volatilidade nos preços de cereais, sementes e bagaços de oleaginosas. A expansão da epidemia nas principais áreas de produção e exportação de matérias-primas (Estados Unidos, América do Sul, Mar Negro) exacerbou a volatilidade dos preços.

As medidas de confinamento levaram a uma forte procura dos consumidores por produtos à base de trigo (farinha, massa, pão). Os principais importadores (Argélia) fizeram novos pedidos para garantir as suas existências estratégicas. Como resultado, os preços recuperaram acentuadamente: + 12% no mercado Euronext entre meados e final de Março.

Além disso, a situação actual está a mudar de dia para dia e muitos países estão a tomar gradualmente medidas para limitar a inflacção dos produtos de primeira necessidade. Por exemplo, a Rússia, o maior exportador mundial de trigo, anunciou uma cota de exportação de grãos até que chegue a próxima colheita. A acumulação destas decisões políticas dará lugar a uma maior volatilidade do mercado nas próximas semanas e meses.

Por outro lado, os preços do milho não seguiram a mesma tendência que o trigo. Nos Estados Unidos, o sector do etanol representa mais de um terço do mercado do milho. A queda dos preços do petróleo, junto com uma menor procura interna de combustível, conduziram a uma queda na actividade nas fábricas dos E.U.A., de forma que existe um maior volume disponível para a exportação e a alimentação animal.

Além dos cereais, o coronavírus impactou sobre a logística mundial da soja e bagaço de soja. As exportações brasileiras e argentinas estão interrompidas pelas restrições logísticas implementadas para limitar a propagação do vírus. Perante estas dificuldades no fornecimento, os preços do bagaço de soja no mercado francês aumentaram (+ 11,3% em duas semanas no mercado de Montoir).

Ao mesmo tempo, a queda na procura do óleo vegetal para o sector do biodiesel poderá levar a uma redução na actividade das trituradoras francesas e europeias e, em consequência, a uma queda no fornecimento de bagaço de colza e girassol. De momento, não há nenhum efeito sobre os preços destas matérias-primas.

Da mesma forma que nos lares se armazenam os produtos essenciais, a indústria da alimentação animal constatou também um fenómeno de excesso de armazenamento de existências por parte dos produtores pecuários franceses. Apesar da logística estar submetida à pressão, não houve escassez no abastecimento para a indústria francesa de alimentação animal. No entanto, a disponibilidade de bagaço de soja, que depende das deciões dos países sul americanos, é um ponto importante a ter em conta.

Mercado suíno: interrompe a recuperação dos preços, as empresas fazem frente às restrições

Num contexto de estabilização da oferta europeia e forte procura asiática, as variáveis fundamentais do mercado suíno favorecem preços altos. No entanto, dificuldades logísticas no acesso ao mercado externo e falta de mão-de-obra nos matadouros estão a prejudicar a procura.

Após aumentos significativos entre Janeiro e Fevereiro, os preços europeus caíram acentuadamente em Março, principalmente na Alemanha e na Holanda. Os preços alemães e holandeses perderam 19 e 15 cts / kg, respectivamente, entre a primeira e a última semana de Março.

Preço do porco em diversos países da Europa (€/kg canal). Fonte : IFIP a partir de dados nacionais.
Preço do porco em diversos países da Europa (€/kg canal). Fonte : IFIP a partir de dados nacionais.

Os matadouros e processadores europeus estão a tentar manter as suas actividades. No entanto, a organização de equipas está a tornar-se cada vez mais difícil. Correndo o risco de falta de pessoal e restrições de movimento, as empresas estão com falta de mão-de-obra. A Alemanha e a Holanda são particularmente afectadas por esse problema laboral, já que alguns funcionários do Oriente não conseguiram chegar ao local de trabalho antes do confinamento. Reduções significativas no preço da carne de porco estão directamente relacionadas a essas limitações.

Do outro lado do Atlântico, a crise provocada pelo COVID-19 também está a ter um sério impacto no mercado de suínos. Os matadouros americanos estão a começar a enfrentar os mesmos problemas de pessoal que na Europa, embora melhores condições de acesso ao mercado chinês e a oferta abundante os incentivem a aumentar ainda mais sua actividade. No entanto, as empresas continuam a depender da força de trabalho de origem mexicana, que pode ser comprometida pela falta de vistos.

A epidemia de COVID-19 também está a afectar o comércio de carne e animais vivos na Europa. A falta de transportadoras está a aumentar os custos logísticos. Além disso, os tempos de espera nas fronteiras são longos, com procedimentos administrativos adicionais.

Em relação ao mercado de exportação, a actividade portuária é retomada gradualmente na Europa e na Ásia, após uma grande interrupção no início do ano. A indisponibilidade de contentores continua a ser um grande problema e os custos de frete aumentaram significativamente. Além disso, os principais exportadores mundiais, como Estados Unidos e Brasil, antecipam uma possível interrupção da actividade ligada ao coronavírus, acelerando os embarques para a China.

Interrupções temporárias com efeitos duradouros?

O mercado suíno nos próximos meses será influenciado, por um lado, pela oferta e procura globais que favorecem preços altos e, por outro, pelos distúrbios ainda bastante imprevisíveis do COVID-19 no comportamento do consumidor, no acesso mercados estrangeiros e concorrência internacional.

Na primeira metade de 2020, a oferta europeia de carne de porco permanecerá estável, ou até um pouco mais alto, devido ao aumento do peso das carcaças. Ao mesmo tempo, os hábitos adoptados pelos europeus em condições confinadas podem ser favoráveis ao apoio ao consumo de carne de porco, os seus produtos estão bem posicionados em refeições baratas e em casa.

Em relação às exportações, são esperadas interrupções ainda vinculadas ao COVID-19 nas próximas semanas. Mas quando a China voltar à actividade normal, a procura permanecerá intensa. Portanto, a China continuará a importar, mas aumentando a concorrência entre a UE, os Estados Unidos e o Brasil, para conter preços.

No entanto, as exportações europeias para a Ásia podem ser dificultadas pela propagação da Peste Suína Africana (PSA) no oeste da Polónia. O número de animais afectados nessa região continua a crescer, com 209 casos identificados entre 1 e 27 de Março, ou 46% em relação a Fevereiro. Em 23 de Março, um primeiro surto foi identificado numa exploração de 23.700 porcos, e um javali infectado nunca esteve tão perto da fronteira alemã (10 km), como o identificado em 27 de Março.

A longo prazo, a crise também poderá materializar-se por efeitos aparentemente contraditórios sobre os hábitos de consumo.

Por um lado, novos hábitos adoptados gradualmente pelos consumidores durante a crise podem tornar-se permanentes (comércio eletrónico, refeições preparadas e entregues ao domicílio). Isso afectaria os métodos de distribuição em detrimento dos pontos de venda físicos e o fornecimento de produtos a favor de refeições preparadas, produtos processados versus carne fresca.

Por outro lado, os fortes impactos económicos da crise na saúde afectam o poder de compra dos consumidores e o preço pode desempenhar um papel importante como chave para a aquisição de produtos e, com isso, a regressão de preços, marcas próprias e conceitos de loja de desconto.

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