X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Utilize esta ferramenta para diagnosticar problemas com o Índice de Conversão. Clique no diagrama de fluxo ou nos botões dentro do texto para navegar pelas diferentes partes da ferramenta.
Leia este artigo em:

Diagnóstico de problemas com o índice de conversão: Dieta

Que factores da dieta podem afectar o índice de conversão? Enric Marco fala-nos sobre como o valor energético e proteico da ração, o tamanho de partícula e as micotoxinas podem-nos fazer perder dinheiro.

Quanto maior a concentração energética, em princípio, melhor será o índice de conversão (IC), mas sempre que vá acompanhada por um aporte proteico correcto. Quanto maior a concentração energética menor será a ingesta diária e maior deverá ser o conteúdo proteico da mesma. A falta de proteína evitará atingir a máxima deposição muscular, o que poderá alterar a composição corporal a favor de uma maior percentagem de gordura, o que afectará negativamente. Mas excessos em proteína ou em aminoácidos específicos também o prejudicam.

Gráfico 1. Efeito do rácio Lis/Energia em fêmeas de 56-86 Kg. Main, et al. 2002
Gráfico 1. Efeito do rácio Lis/Energia em fêmeas de 56-86 Kg. Main, et al. 2002

Uma dieta deve ser isenta de factores anti-nutricionais (factores anti-trípsicos, alcalóides, etc.) pois, como o seu nome indica, retirarão valor nutricional à dieta repercutindo numa elevação da conversão alimentar; e tóxicos. A presença de micotoxinas pode afectar a ingesta diária de ração e exercer uma acção negativa sobre a parede intestinal levando a afectar negativamente crescimentos e eficiência alimentar.

Foto 1. Úlcera gástrica avançada.
Foto 1. Úlcera gástrica avançada.

A moenda da dieta afecta a digestibilidade dos nutrientes, assim, moendas mais grosseiras tendem a piorar as conversões enquanto que as finas melhoram-nas. Contudo, moendas demasiado finas poderão ser prejudiciais pelo seu efeito favorecedor de úlceras gástricas.

Gráfico 2. Efeito do tamanho de partícula (micras) sobre crescimento e conversão na fase pós-desmame
Gráfico 2. Efeito do tamanho de partícula (micras) sobre crescimento e conversão na fase pós-desmame

As rações em grânulo melhoram a conversão do alimento devido a que melhoram a palatabilidade, reduzem o desperdício e, devido ao tratamento térmico dos ingredientes, melhoram a utilização de nutrientes. Ainda que a melhoria observada na conversão de alimento a partir da alimentação com ração granulada possa confundir-se com o tamanho reduzido das partículas do grão, o rendimento geral melhorado das dietas granuladas tem sido bem documentado, chegando a descrever melhorias de até 7% na conversão (Wondra, KJ, et al.1995). Mas é importante precisar que nos casos em que o grânulo é de má qualidade, com percentagens de farinha misturada, este efeito benéfico pode perder-se levando inclusive a aumentos consideráveis de conversão nos casos em que a apresentação em farinha representa uma percentagem considerável da ração (>25%).

Continue a aprofundar os factores externos que afectam o IC lendo o artigo sobre:

 1 O maneio

 1 O ambiente

Ou navegue pela nossa ferramenta para identificar a causa do seu IC elevado:

Volte ao início da ferramenta

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista