O maneio correcto deve começar por uma boa higiene dos locais onde os porcos são criados, o que significa um esvaziamento completo seguido de uma higiene e desinfecção adequadas. O maneio tudo dentro/tudo fora (TD-TF) terá um impacto directo na produtividade e reduzirá o índice de conversão alimentar (ICA).
A densidade a que os porcos são alojados terá também um impacto na eficiência da utilização da dieta. Os resultados de numerosos ensaios de investigação deixam claro que, à medida que os porcos pós-desmame e engorda têm menos espaço por indivíduo, o consumo de ração diminui, com uma diminuição do ganho diário. Não é claro se uma redução no consumo de alimentos provoca a diminuição do ganho diário, ou se uma diminuição no ganho diário resulta numa redução no consumo diário de alimentos. O impacto na eficiência da conversão alimentar é menos previsível e pode muito bem depender do aumento da densidade, mas não podemos esquecer que o fornecimento de muito pouco espaço por porco aumenta as hipóteses de desencadear problemas de comportamento como a mordedura da cauda que, entre outras coisas, terá um impacto negativo na conversão alimentar.
A restrição na ingestão de alimentos e o aumento da competição por ração, devido ao acesso limitado, são frequentemente confundidos em condições de alojamento em grupo. Foi demonstrado que a redução do espaço de comedouro fornecido aos porcos tem um efeito semelhante à redução da área fornecida aos porcos. Geralmente, o aumento do número de porcos por comedouro irá reduzir o consumo de ração e reduzir o crescimento diário, mas a taxa de conversão só será afectada quando a redução do consumo for tal que as necessidades de manutenção comecem a representar uma percentagem significativa das necessidades totais (devido à redução das necessidades de crescimento). As restrições podem ser determinadas por um número insuficiente de comedouros para os porcos no parque ou porque a distribuição da produção de ração no parque não é homogénea, reduzindo assim o espaço disponível. Uma regulação correcta dos comedouros será também importante, uma vez que comedouros demasiado fechados dificultarão o acesso dos porcos à ração, gerando o mesmo efeito que uma redução do espaço do comedouro. No entanto, a abertura excessiva levará ao desperdício de alimentos, o que terá um impacto negativo na conversão alimentar.
Em condições de campo, é comum que a capacidade da tulha seja pequena ou não seja totalmente cheia (tubos de entrega excessivamente baixos) levando a situações em que há sempre um comedouro que fica sem ração. Foi demonstrado que períodos intermitentes de jejum durante as fases de acabamento gerariam um efeito semelhante ao de um espaço reduzido de comedouro, uma vez que o tempo de utilização do comedouro em questão seria limitado e a quantidade máxima diária de ração não poderia ser ingerida.
A falta de água suficiente, especialmente em tempo quente, pode levar a uma redução do consumo diário de ração que, por sua vez, terá um impacto negativo nos resultados de produção e pode influenciar negativamente os índices de conversão no caso de restrições severas.
O maneio durante o enchimento e esvaziamento dos pavilhões terá também um impacto na eficiência da utilização da ração. Ao não igualar por tamanho à entrada da fase de engorda, ao contrário da crença popular, melhora em vez de piorar a conversão de grupos (ver gráfico). Ao esvaziar os pavilhões, a venda antecipada dos porcos mais pesados libertará espaço e optimizará o rendimento dos restantes porcos. A prática do jejum antes do carregamento para abate, se feito correctamente, também resultará em poupanças de rações e, portanto, numa melhor conversão alimentar. No entanto, jejuns excessivamente longos (>24 h) têm associadas perdas de peso que impedirão que os benefícios do jejum se concretizem.
A relação entre o tratador e os porcos tem também um impacto nos parâmetros de produção obtidos. As atitudes agressivas que geram medo nos porcos têm estado relacionadas com resultados de produção mais fracos, incluindo índices de transformação mais baixos.
Deficiências no sistema de armazenamento ou distribuição de ração na exploração, erros na distribuição de diferentes tipos de ração, rupturas nos comedouros, etc., podem levar ao desperdício de alimentos que, naturalmente, resultará em índices de conversão mais baixos.
Continue a aprofundar os factores externos que afectam o IC lendo o artígo sobre:
ou navegue pela nossa ferramenta para identificar a causa do seu IC elevado: