A segunda quinzena de Janeiro caracterizou-se por uma subida do preço dos porcos em Portugal. Apesar disso, a situação dos suinicultores continua a ser muito complicada, já que o elevado preço das rações faz com que a produção esteja a perder entre 25 a 30 euros em porco.
O aparecimento de dioxinas na Alemanha levou a uma npova descida de 23 cêntimos naquele País, o que consequentemente levou a que os preços da Holanda e da Bélgica também descessem fortemente nesta quinzena. Pelo seu lado, a Dinamarca também desceu o seu preço nesta quinzena, mas ligeiramente.
A Alemanha continuou a sofrer algumas restrições na venda da sua carne de porco para Países Terceiros (à Coreia do Sul, que já tinha proibido a entrada de carne alemã na 1ª quinzena do mês, juntaram-se a China e a Rússia) o que acabou por favorecer outros Países Europeus (principalmente Espanha, Dinamarca e França).
Em Espanha, verificou-se uma subida no preço e a França manteve.
Os espanhóis referem que a oferta de porcos é curta e escassa para satisfazer a procura. Isto poderá ser sinónimo de que a subida dos porcos pode continuar.
No meio de toda esta "confusão", a Comissão Europeia pressionada por alguns Países, aprovou ajudas ao armazenamento privado e restituições à exportação para Países Terceiros. Esta é uma das formas de ajuda ao mercado e que tão necessárias se tornam como meio de ajudar a subir o preço dos porcos, tentando assim trazer uma situação mais favorável aos suinicultores.
Outra das formas importantes e imprescindíveis seria a permissão da introdução de farinhas de carne na alimentação dos suínos. Esta decisão, há muito aguardada, faria reduzir a procura de soja e consequentemente obrigaria à descida do seu preço. A descida do preço da soja levaria à descida do preço de outas matérias-primas. Até quando se terá que esperar para que seja aprovada a decisão da sua introdução?
Veremos o que nos trazem as próximas semanas que serão cruciais para a sustentabilidade do sector em toda a Europa, devido ao elevado preço da alimentação animal e ao acumular de perdas por parte dos produtores. O aumento do preço dos porcos é um facto importante nessa sustentabilidade.
Dioxinas na Alemanha fazem descer preço naquele País e subir em Espanha
30 de Janeiro de 2011 A segunda quinzena de Janeiro caracterizou-se por uma subida do preço dos porcos em Portugal. Apesar disso, a situação dos suinicultores continua a ser muito complicada, já que o elevado preço das rações faz com que a produção esteja a perder entre 25 a 30 euros em porco.
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista