X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da temperatura em porcas em camping

A variação da taxa de partos em porcas criadas em camping é influenciada pela temperatura isto foi o que se pode concluir de um estudo realizado por cientistas do Reino Unido.

15 Agosto 2011
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Uma equipa da universidade de Leeds (Reino Unido) realizou um estudo para determinar as variações estacionais na produção.

Concluiu-se que, para as porcas em extensivo no Reino Unido, vários dias de clima quente (temperatura média diária superior a 18 °C) durante a lactação e o desmame reduzem e fazem variar mais a taxa de parto.

Figura 1. Taxa de partos em relação a 5 dias consecutivos de calor durante as 5 semanas prévias à inseminação

Tasa de partos en relación a 5 días consecutivos de calor durante las 5 semanas previas a la inseminación

A produção de calor aumenta à medida que avança a lactação paralelamente ao aumento da produção láctea, pelo que o pico de produção de calor e, portanto, a maior susceptibilidade ao desenvolvimento de stress por calor, é imediatamente antes do desmame.

Se as temperaturas ambientais forem altas a porca pode reduzir o seu consumo de ração de tal modo que não se cubram as necessidades metabólicas de lactação, então será mobilizada energia à custa da sua condição corporal e com possíveis efeitos adversos no desenvolvimento folicular.

As deficiências nutricionais estão associadas com a redução da produção da hormona luteinizante (LH), comportando repetições tardias e redução da fertilidade e da taxa de parto.

Neste estudo, as primíparas foram as menos afectadas pelas temperaturas mais altas, provavelmente porque não tinham aumentado as necessidades metabólicas por causa da lactação.

Para arrefecerem, as porcas aumentan o fluxo sanguíneo na pele e tecido mamário, longe dos ovários. A qualidade dos seus óvulos e a preparação do útero para a gestação podem ser afectados negativamente.

Os resultados desta investigação sugerem a necessidade de dispôr de instalações de para arrefecer as porcas criadas a camping no Reino Unido quando a temperatura média diária se eleva acima de 18 °C.

Producción en extensivo en Reino Unido

Conselhos de maneio

  • Monitorizar oconsumo durante o periodo quente. Se não comem suficiente, devem ser arrefecidas ou aumentar a energia da ração.
  • Proporcionar zonas onde possar chafurdar no princípio da estação quente ou aspersores para as refrigeração das porcas.
  • Pintar as cabanas de parto de branco para reflectir a luz solar e reduzir a temperatura interior, esta medida pode reduzir a temperatura interna por volta dos 7 ºC.
  • Utilizar cabanas com isolamento, que combinado com a pintura branca terá um efeito aditivo.
  • Utilizar uma abertura de ventilação ajustável pela parte traseira e criar uma corrente de ar.
  • Alimentar as porcas 2 vezes por dia, ou ad-libitum.

BPEX 2TS breeding. Research into action noº 10. Seasonality in Pigs.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista