Objectivo
Melhorar o uso do material de enriquecimento "marginal".
Descrição
Embora as correntes de aço sejam consideradas um material de enriquecimento "marginal", os suínos são ficam atraídos pela sua mobilidade, forma anatómica para a boca do porco e ruído estimulam-nos.
Esta dica mostra como aumentar a atracção pelas correntes. A ideia vem da Holanda. Vamos ver como... a uma corrente simples, adicionamos outras para a ramificar. Como em outros casos, o segredo é que eles podem brincar juntos (os porcos são animais sociais e preferem fazer parte de um grupo, comer juntos, andar juntos, etc). Adicionar uma corda ou um pedaço de madeira macia nas pontas da corrente pode melhorar um pouco mais as características desse material, tornando-o mastigável.
Porcos que bricam juntos em diferentes etapas da cria.
Alguns pontos a ter em conta:
- Comprimento correcto: podem tocar o pavimento, favorecendo a simulação do comportamento de fuçar.
- Diâmetro correto do elo - é inútil fornecer uma corrente muito grossa a um leitão muito pequeno, devendo esta caber "confortavelmente" na boca, sem exigir muito esforço para mastigar. Recomenda-se um diâmetro de 4-5 mm para leitões desmamados, 7 mm para crescimento e 8 mm para engorda e porcas.
- A distância entre as ramificações deve ser de cerca de 10-15 cm, para que as alturas de maneio sejam todas semelhantes (geralmente temos animais de peso uniforme em cada curral) para que os porcos fiquem ao mesmo nível quando brincam.
- A extremidade de cada corrente deve estar aproximadamente ao nível do focinho dos porcos no curral.
- Para obter um efeito maior, é necessário manter uma relação entre o número de correntes e o de porcos.
- É possível criar derivações com materiais mistos (pás, madeira, etc.), o importante é que brinquem com eles.
Na seguinte tabela é mostrado um estudo que comparou diferentes materiais de enriquecimento.