Apresentamos uns gráficos onde se evidência a estacionalidade do PRRS. Estes gráficos foram desenvolvidos com base em dados do projecto de controlo de PRRS no centro-Oeste dos EUA. Entre outras acções, são recolhidos dados semanais de infecção numa amostra de 192 explorações (600.000 porcas). Ao se tratarem de dados de explorações seleccionadas, não têm que ser representativas da indústria, representam aproximadamente 10 % das porcas.
Até agora, detectava-se um aumento importante da incidência em cada outono, mas não havia números quanto à extensão da epidemia. Ao representar três anos graficamente é observado um padrão surpreendentemente repetitivo.
Figura 1. Incidência da infecção por PRRS numa amostra de explorações suínas. Incidência acumulativa semanal em explorações desde 1 de Julho.
No gráfico seguinte foi utilizado um modelo de média móvel com ponderação exponencial (EWMA), para ver melhor a temporalidade dos surtos. Vê-se perfeitamente o princípio dos surtos em Novembro e a finalização em Abril-Maio.
Figura 2. Análise EWMA dos dados semanais de PRRS.
B Morrison. PRRS regional elimination - procedures for taking PRRS out of the breeding herd. 2012 World Pork Expo, USA.