A situação
É muito frequente ver que, no Verão (com temperaturas acima de 25 graus), os porcos dominantes deitam-se, nas engordas, ao lado dos bebedouros procurando refrescar-se. Este comportamento faz com que os últimos animais da hierarquia não tenham acesso à água com a assiduidade suficiente.
Estas situações provocam uma descida do consumo de água e, como consequência, de consumo de alimento nos animais mais fracos.
Isto vai provocar um stress muito importante no grupo, uma falta de crescimento e uma menor homogeneidade do grupo, com as consequências económicas que isto acarreta.
A solução
Se for colocado um cano ao longo de todo o pavilhão que proporcione gotejamento longe de onde estão os bebedouros, veremos que os animais dominantes se deitarão debaixo do gotejamento, onde o pavimento está molhado. Isto deixará livre a zona do bebedouro, facilitando o acesso dos animais menos fortes.
Para isso, perfuramos os canos, colocamos uns difusores de rega por gotejamento e um relógio temporizador de jardim (há no mercado por menos de 30 euros) para que apenas se ponha em funcionamento durante as horas de mais calor, utilizando-se de forma descontínua e com baixa pressão nos tubos, evitando assim o gasto excessivo de água.
A canalização deve ser limpa de vez em quando para evitar a acumulação de calcário nos difusores e o seu possível entupimento.
Foi observada uma melhoria importante no crescimento e uma maior homogeneidade relativamente às explorações em que o sistema não foi aplicado.
Asseguro que este truque funciona.