Em todo o planeta foram produzidos 293 milhões de toneladas de carne em 2010. Nos países asiáticos em vias de desenvolvimento, onde teve lugar a maior parte do aumento de população mundial, o consumo de carne cresceu a mais de 4 % anual nas últimas décadas.
Figura 1. Produção de carnes por países (milhares de toneladas, 2010).
O crescimento rápido do sector das carnes deveu-se, principalmente, ao aumento de consumo de carne de ave de capoeira, que aumentou de maneira constante, triplicando a taxa de crescimento da população em cada uma das últimas cinco décadas. Quanto ás outras carnes, o crescimento do consumo per cápita estabilizou-se ou é inexistente, especialmente na carne de rumiantes (vacas, ovelhas e cabras) e porco (se se exclui a China).
Produção de carne per cápita (1992-2010)
Figura 2. Produção de carne em aumento nos países em vias de desenvolvimento, enquanto que nos desenvolvidos se aproxima da saturação.
Além disso, em muitos países em vias de desenvolvimento, onde a necessidade de aumentar o consumo de proteínas é maior, o sector produtivo não participou na "revolução da produção". Há aproximadamente 20 países em vias de desenvolvimento cujo consumo per cápita de carne é inferior a 10 kg, em comparação com a média de 80 kg entre os países desenvolvidos. Há razões culturais ou religiosas que podem explicar este facto em alguns países, mas a baixa capacidade de produção é, em geral, a culpada em muitos outros.
FAO - 2012