20 de Fevereiro de 2012
A primeira quinzena de Fevereiro na Europa foi marcada pela forte subida do preço dos porcos em todos os Países, fruto da retoma da exportação Europeia para os seus mercados habituais.
Na realidade a Rússia, Ucrânia, China, Hong Kong, Coreia do Sul, regressaram às compras fazendo aumentar os volumes de carne vendidos por parte dos grandes produtores Europeus e isso teve influência positiva no mercado interno.
Com efeito, em Portugal, a tendência também foi de subida do preço, que somou um total de 10 cêntimos. Aumento de preço na U.E., mais concretamente em Espanha, aumento da procura de porcos, redução da oferta, porcos espanhóis mais caros que os portugueses foram os aspectos que influenciaram esta forte subida.
Agora será essencial que a carne suba de preço para "absorver" estas subidas de preço dos porcos.
Nos restantes Países da U.E. houve um misto de subidas acentuadas (Espanha, Dinamarca e França) e de estabilização de preço (Alemanha, Holanda, Bélgica).
A subida em Espanha também foi de 10 cêntimos por quilograma de carcaça (idêntica à subida ocorrida em Portugal). Os espanhóis referem que os envios da sua carne para os mercados de exportação acabaram por ter forte peso nesta subida de preço. Oxalá os espanhóis continuem com fortes exportações para que o preço siga subindo.
Na Dinamarca, o aumento das exportações e, principalmente, a subida do preço dos porcos na Alemanha na quinzena anterior, levaram os dinamarqueses a subir o seu preço 6 cêntimos esta semana pois corriam o risco dos matadouros "ficarem sem porcos" para abater já que os produtores teriam mais condições de preço se os enviassem para os matadouros alemães.
Em França o preço subiu 11,5 cêntimos/kg carcaça. Com este preço base, que passa já 1,40€/kg carcaça, os comentários que chegam do MPB referem que os suinicultores franceses já não estão a perder dinheiro. Esta declaração dos franceses fica à reflexão de todos os leitores.
Com as fortes subidas da quinzena anterior, a Alemanha acabou por manter o seu preço nesta quizena. O preço base na Alemanha está em 1,60€/kg carcaça. O preço na Holanda e na Bélgica costumam ter comportamentos idênticos ao do preço alemão, e nesta quinzena este comportamento não fugiu à regra.
Tal como aconteceu o ano passado por esta altura, se bem que as condicionantes do ano passado tiveram que ver com o aparecimento de dioxinas na Alemanha e a consquente decisão de criar apoios ao armazenamento privado de carne de porco, o preço volta a subir fortemente no mês de Fevereiro.
Esta subida do inicio de Fevereiro é um bom indicador para o ano 2012, apesar de todas as crises financeiras e económicas de diversos Países Europeus, como é o caso de Portugal e da Espanha. De todas as formas, é bom que o preço vá subindo sustentadamente para que os suinicultores possam vir a ter resultados positivos na sua actividade visto que não se prevê que o preço das matérias-primas venha a descer e que, por consequência, também não desça o custo de produção.
Ganhar dinheiro terá que acontecer à custa do preço de venda dos porcos, visto que não se prevê que seja à custa da redução do custo de produção.
Forte subida do preço dos porcos anima produtores
Com a forte subida do preço dos porcos nesta primeira quinzena de Fevereiro, os produtores animam-se para o que pode ser um ano bom.
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista